Tecnologias para melhorar o planejamento forrageiro são apresentadas na Expoagro Afulbra
Mesclas de forrageiras estarão expostas em vitrines tecnológicas no evento. Foto: Márcia Silveira

Tecnologias para melhorar o planejamento forrageiro são apresentadas na Expoagro Afulbra

16 de março de 2024 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

Alternativas forrageiras para a pecuária e sistemas integrados serão apresentados pela Embrapa Pecuária Sul durante a Expoagro Afulbra, que será realizada entre os dias 19 e 22 de março, no município de Rio Pardo. No evento, que é uma das principais feiras voltadas para a agricultura familiar no país, as cultivares de gramíneas e leguminosas desenvolvidas pela Embrapa, bem como mesclas de forrageiras para diferentes sistemas pecuários estarão disponíveis para conhecimento do público.

Um dos destaques é a cultivar de capim-sudão BRS Estribo, lançada há mais de dez anos e que vem sendo muito utilizada na região Sul do Brasil. Também estarão disponíveis na vitrine tecnológica cultivares de leguminosas, como o trevo-branco BRS URS Entrevero, o trevo-vermelho URS BRS Mesclador, o trevo-vesiculoso BRS Piquete e o cornichão URS BRS Posteiro. São leguminosas forrageiras de grande potencial para a utilização em consórcio com gramíneas na formação de pastagens de inverno, garantindo melhor qualidade na dieta animal e maior sustentabilidade para a atividade, principalmente por meio da fixação biológica de nitrogênio.

Outra tecnologia que será apresentada é o Pasto sobre Pasto, que preconiza o uso de mesclas de cultivares forrageiras em uma mesma área, mantendo sempre plantas vivas ao longo do ano, com objetivo de ampliar a oferta de pasto e eliminar os chamados vazios forrageiros. Nas vitrines instaladas, três possibilidades de utilização da tecnologia Pasto sobre Pasto, com mesclas diferentes, serão motivo de interação com o público na perspectiva do uso em diferentes sistemas de produção.  

Segundo o Chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Pecuária Sul, Gustavo Silva, as tecnologias apresentadas demonstram como a pecuária pode desempenhar um papel estratégico nos sistemas integrados de produção, especialmente incrementando a fertilidade do solo, o que é fundamental para garantir a capacidade produtiva em longo prazo. “As gramíneas, como o capim-sudão BRS Estribo, por exemplo, possuem raízes densas e profundas, que ajudam na estruturação do solo. As leguminosas possuem outros tipos de raízes, capazes de incorporar nitrogênio ao sistema e ativar outros micro-organismos funcionais na biota do solo. A pecuária traz a oportunidade de aproveitar estas diferentes plantas forrageiras, cumprindo funções complementares que vão contribuir para a saúde do solo, dos animais, dos alimentos produzidos e maior renda aos produtores”, destacou Silva.

Fernando Goss | Embrapa Pecuária Sul


Compartilhar