Incentivo à inovação: Sebrae/MS leva caravana para a Smart City Expo Curitiba

Incentivo à inovação: Sebrae/MS leva caravana para a Smart City Expo Curitiba

23 de março de 2024 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Com soluções nas áreas de mobilidade, sustentabilidade e conexões, evento é sobre cidades inteligentes é o maior do Brasil e possui reconhecimento em âmbito internacional

Nesta semana, entre segunda-feira (18) e sexta-feira (22), representantes do Sebrae/MS e gestores públicos de Prefeituras Municipais que são contempladas pelo programa Cidade Empreendedora em Mato Grosso do Sul tiveram a oportunidade de conhecer soluções inovadoras ao participarem do maior evento sobre cidades inteligentes do Brasil, o Smart City Expo Curitiba.

Com o tema “Reinventando cidades para todos”, a quinta edição da iniciativa trouxe uma ampla programação composta por temáticas como transformação digital, tecnologia, negócios disruptivos, sustentabilidade e requalificação urbana.

A participação dos sul-mato-grossenses no evento, foi possibilitada por meio de uma caravana organizada pelo Sebrae/MS. Dentre os presentes, esteve o secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc) e conselheiro do Sebrae/MS, Ricardo Senna, que ressaltou a importância da participação de representantes do Estado em um evento como o Smart City Expo Curitiba.

“O intercâmbio técnico-científico é essencial para novos aprendizados. É uma oportunidade de conhecer o que outros municípios estão fazendo em termos de sustentabilidade, inovação e apoio as empresas e, dessa forma, podemos nos inspirar em boas práticas ou, até mesmo, mostrar o que estamos fazendo em Mato Grosso do Sul, como a meta de tornar o Estado carbono neutro até 2030 e o apoio aos ecossistemas de inovação. Acredito que esse tipo de conhecimento é essencial e que os gestores de MS precisam repassar esse aprendizado para as equipes para que todos possam auxiliar a transformar o nosso Estado em um ambiente, cada vez mais, inovador”, destacou Senna.

Na caravana, também estiveram gestores públicos que atuam nas Prefeituras Municipais de São Gabriel do Oeste, Miranda, Ladário, Deodápolis, Paranaíba, Ponta Porã e Porto Murtinho. Segundo a diretora-técnica do Sebrae/MS, Sandra Amarilha, por meio do programa Cidade Empreendedora, a instituição atua em parceria com as administrações municipais para promover o desenvolvimento local e essa é mais uma iniciativa que visa estimular a adoção de boas práticas.

“O Sebrae está presente nos municípios, auxiliando no processo de transformação, e ao possibilitar a participação dos gestores em um evento de grande relevância como esse, damos a eles o acesso ao conhecimento das mais inovadoras práticas adotadas por municípios que são referências em cidades inteligentes, como Barcelona e Curitiba. Mostramos como a inovação é capaz de auxiliá-los e que existem ferramentas e soluções que podem ser adaptadas para a realidade em que vivem, trazendo desenvolvimento e melhor qualidade de vida para a população”, ressaltou Amarilha.

Fomento à inovação

Realizada na capital paranaense, a Smart City Expo Curitiba possui reconhecimento em âmbito internacional e é promovida pelo iCities, empresa brasileira pioneira em cidades inteligentes, com a chancela da Fira Barcelona – instituição internacional com 90 anos de história e referência em encontros globais.

Nesta edição, o evento trouxe mais de 65 expositores com a apresentação de inovações e soluções voltadas para as áreas de mobilidade, sustentabilidade e conexões, além de painéis e palestras, entre os dias 20 e 22 de março. No início da semana, nos dias 18 e 19 do mesmo mês, foram promovidas visitas-técnicas.

Para os gestores públicos de Mato Grosso do Sul que participaram da iniciativa, o evento foi importante para trazer inspiração e auxílio na adoção de boas práticas. A secretária de Desenvolvimento Regional, Indústria, Comércio e Turismo de Ponta Porã, Raquel Caroline Lageano Quintino, por exemplo, expôs a relevância do conhecimento adquirido.

“Foi uma experiência muito enriquecedora e elucidativa. Pude ter acesso a tecnologias que podemos aplicar em nosso município, principalmente, em relação a soluções inovadoras relacionadas a mobilidade urbana que é um desafio nosso, pois precisamos melhorar esse ponto”, pontuou a secretária.

Já a gerente de projetos da Prefeitura Municipal de Porto Murtinho, Fernanda Gonzaga Ferreira Vieira, comentou sobre a relevância dos temas trazidos pelo evento e como a abordagem dos assuntos fez com que ela enxergasse novas possibilidades de melhoria para o município onde trabalha.

“Estou encantada com tudo que vivenciei. Porto Murtinho passa por uma transformação e sabemos que, com isso, virão novos desafios, e a Smart City Expo Curitiba trouxe várias provocações de como superá-los, principalmente, em relação ao tema sobre cuidado com as pessoas. Estou levando muitas ideias e soluções tecnológicas que vi aqui e que são viáveis para o nosso município, tenho certeza de que isso irá nos ajudar”, declarou Fernanda.

Cidade Empreendedora

Voltado para promover o desenvolvimento local, a partir do fortalecimento dos pequenos negócios, o Cidade Empreendedora é um programa executado pelo Sebrae/MS em parceria com as prefeituras dos municípios que aderiram à iniciativa.

Além de apoiar os empreendedores para que eles possam se fortalecer e atuar na melhoria do ambiente de negócios, a iniciativa também possui como vertente de trabalho a formação de gestores públicos, de modo a auxiliar a gestão municipal a tornar os processos mais céleres e eficientes, além de implementar inovações.

Em Mato Grosso do Sul, 36 municípios pertencem ao programa Cidade Empreendedora: Água Clara, Amambai, Aparecida do Taboado, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Brasilândia, Caarapó, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Deodápolis, Dourados, Inocência, Jaraguari, Ladário, Maracaju, Miranda, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Paranaíba, Pedro Gomes, Ponta Porã, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, São Gabriel do Oeste, Sonora e Terenos.

Mais informações sobre o programa Cidade Empreendedora, oferecido pelo Sebrae/MS, podem ser obtidas por meio do número 0800 570 0800 ou pelo site cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.


Compartilhar