Distribuição de kits gratuitos para TV digital já começou na região de Campo Grande

População já pode verificar se têm direito ao kit e realizar o agendamento e retirar os equipamentos que dão acesso ao sinal digital

A distribuição de kits gratuitos às famílias de menor renda atendidas pelo Governo Federal já está acontecendo em Campo Grande e Terenos. O kit, composto por antena digital e conversor com controle remoto, permitirá que mais de 110 mil famílias continuem assistindo TV em seus aparelhos antigos após o desligamento do sinal analógico na região, que acontecerá em 14 de agosto. A distribuição é uma ação realizada pela Seja Digital – entidade não governamental e sem fins lucrativos, responsável pela operação do processo de digitalização da TV no Brasil, atendendo a determinações da Anatel e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Para saber se está participando da distribuição, a população deve ligar para a central telefônica gratuita 147 ou acessar o portal www.sejadigital.com.br/kit com o NIS (Número de Identificação Social) em mãos. Se o nome estiver na lista, basta realizar o agendamento para retirada do kit gratuito, que também deve ser feito no site ou central telefônica. Cada família pode escolher o ponto de retirada mais próximo à sua residência, além da melhor data e horário para buscar os equipamentos. Nos pontos de retirada disponibilizados pela entidade, as famílias também recebem orientação técnica sobre a instalação da antena digital e do conversor.

“Todos devem entrar em contato com a Seja Digital o quanto antes para verificar se têm direito ao kit gratuito e já realizar o agendamento. Com os equipamentos instalados, elas poderão assistir à programação da TV aberta com qualidade de imagem e som de cinema, antes mesmo do desligamento do sinal analógico”, comentou Wellington Vidaurre, gerente regional da Seja Digital.

Além de Campo Grande, o sinal analógico de TV será desligado em Terenos.  Nesses municípios, a partir de 14 de agosto, todos os televisores devem estar adaptados para receber o sinal digital. Os telespectadores devem verificar se o modelo de TV que possuem é compatível com a nova tecnologia e, caso não seja, conectá-lo a um conversor digital.

Sobre a Seja Digital

A Seja Digital (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018.

Atendimento à imprensa:

Atendimento Nacional

Weber Shandwick Brasil – sejadigital@webershandwick.com

(11) 3027-0200

Atendimento regional Campo Grande

DV Consultoria de Imprensa – (67) 3331-1467

Email geral: campograndesejadigital@dvcomunicacao.com.br

Cleidi Hennes – (67) 99607-2832

Patricia Belarmino – (67) 99221-3227