Conscientização ambiental em escolas de MS faz plantio de mudas e aborda até cuidados com rede elétrica

Conscientização ambiental em escolas de MS faz plantio de mudas e aborda até cuidados com rede elétrica

27 de março de 2024 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Educação nrodrigues 27/março/2024 5:00 am Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

A escola como ponto de disseminação de boas práticas, reflexões e aprendizado sistêmico. Há algum tempo alunos de escolas estaduais de Mato Grosso do Sul têm se deparado com ações envolvendo temas da atualidade que reforçam a cidadania nas mais diferentes frentes. Uma delas é a conscientização ambiental.

Para reforçar essa preocupação, SED (Secretaria de Educação) e Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública), por meio do programa Escola Segura, implementaram em parceria com a Energisa MS o projeto Educação Ambiental nas Escolas na REE (Rede Estadual de Ensino). O pontapé inicial da ação ocorreu na terça-feira (26).

A atividade consiste em plantar mudas de árvores de espécies de vegetação nativa dentro da própria escola para serem cuidadas pelos alunos – a iniciativa vai ao encontro de um dos principais pilares da gestão do governador Eduardo Riedel: um Mato Grosso do Sul inclusivo, próspero, verde e digital.

Os estudantes farão o plantio das mudas e acompanharão o crescimento das espécies com relatórios trimestrais que terão acompanhamento da área de Gestão Ambiental da Energisa. Aliada à prática, o objetivo é levar também palestras de conscientização ambiental.

Uma das palestras vai tratar da relação entre arborização e rede elétrica. Se por um lado a arborização urbana traz inúmeros benefícios, como a melhoria da qualidade do ar, redução da poluição sonora, sombreamento e embelezamento das áreas urbanas, por outro árvores mal cuidadas ou plantadas em locais inadequados podem representar riscos para a rede elétrica.

“Vamos explicar desde quais as espécies indicadas para serem plantadas embaixo da rede elétrica, os riscos que espécies inadequadas podem causar, como curtos-circuitos e até mesmo acidentes mais graves”, diz a engenheira ambiental da Energisa MS, Giovana Marques.

Ela ainda destaca que a palestra abordará a importância da realização de podas preventivas a fim de evitar interrupções no fornecimento de eletricidade. “Ressaltaremos, também, os cuidados dos alunos e comunidade com a rede elétrica ao empinar pipa, subir em árvores e o que prestar atenção nos dias de chuva”, finaliza.

“Este projeto busca estimular os estudantes a compreender, valorizar e preservar o meio ambiente, na busca por soluções sustentáveis frente aos desafios ambientais, que são inerentes, inclusive, ao setor elétrico”, explica a supervisora de Gestão Estratégica e de Qualidade da Energisa MS, Fabiana Monfilier.

Cronograma

26 de março – 8h em Campo Grande
Escola Estadual Prof. Ada Teixeira dos Santos Pereira
Rua Lourenço da Veiga, 245 – Jardim Campo Belo

27 de março – 14h em Dourados
E.E. Vereador Moacir Djalma Barros
Residencial Harrisom de Figueiredo II

4 de abril – 8h em Corumbá
E.E. Nathércia Pompeo dos Santos
Rua Ceará, 2867 – Nova Corumbá

Comunicação Governo de MS, com informações da Energisa MS


Compartilhar