O legado de Romana Kryzanowska, discípula de Joseph Pilates que propagou seu método, para as gerações futuras

FACES ComunicaçãoThe Pilates Studio Brasil

Inelia Garcia, Diretora da rede The Pilates Studio® Brasil nomeada Teacher of Teachers do Autêntico Método Pilates, e a Master Teacher Romana Kryzanowska- Divulgação/FACES

Com a aproximação do maior evento mundial do Autêntico Pilates – o Authentic Pilates International Convention Experience –, que será realizado em São Paulo de 25 a 27 de maio, está chegando o momento da grande homenagem a nossa querida Master Teacher Romana Kryzanowska. A edição deste ano da Convenção irá evidenciar a trajetória de vida e a herança deixada por ela, que foi a discípula de Joseph Pilates, para as gerações atuais e futuras.

Romana é o maior nome do Autêntico Pilates, pois foi a sucessora de Joseph e responsável por estruturar e propagar sua metodologia pelo mundo. Todos temos que ser gratos a essa mulher que dedicou mais de 67 anos de sua vida a manter o legado de Joseph Pilates, que criou a autêntica metodologia de condicionamento físico e mental há mais de 100 anos, a Contrologia.

Para saber mais sobre o valor dessa mulher tão importante, é bom irmos para a história. Em 6 de janeiro de 1994, conheci Romana em Nova York e esse foi um momento divino em minha vida. Romana havia sonhado com a minha pessoa sem nunca ter me visto antes. Quando nos vimos pela primeira vez, foi uma conexão imediata de discípula a mestra.

Após esse momento, imediatamente iniciei minha certificação. Na metade do meu processo, Romana me falou: “Você será a pessoa que irá iniciar o Pilates no Brasil”. Naquela hora eu não compreendi o real significado disso, mas sorri e concordei. E este foi um divisor de águas em minha vida entre o que eu fazia até então e o que eu teria que fazer a partir dali. Mas senti segurança em minha mestra e tive a certeza de que era eu que tinha que cumprir esse papel. Logo após, Romana me apresentou a Sean Gallagher.

Ela já tinha em sua cabeça como teria que ser esse início do Pilates no Brasil. Sua programação compreendia quatro etapas:

1ª etapa: Divulgação sobre o que era o método Pilates. Como nessa época não se falava sobre a metodologia por aqui, tampouco ela era conhecida como nos dias de hoje, eu fui incumbida de trazer essas informações. Isso foi muito fácil para mim, porque eu já era muito conhecida nas áreas de fitness e de dança, no meio universitário. Então comecei a dar palestras, workouts e workshops do Autêntico Pilates e imediatamente as pessoas começaram a ficar curiosas, interessadas e encantadas por essa nova modalidade física. Portanto, a primeira fase foi cumprida!

2ª etapa: Captação dos profissionais interessados e que quisessem começar a formação. Para isso ser concretizado, Romana veio para cá em abril de 1997 para iniciar oficialmente a metodologia em terras tupiniquins. Portanto, o Brasil teve a honra e o privilégio de receber a máxima autoridade do mundo em Pilates para iniciar e inaugurar a primeira escola de formação da América Latina. Por 10 anos ininterruptos, Romana esteve em nosso país para ministrar os módulos e as provas e acompanhar de perto o funcionamento dos studios, equipamentos e aplicação do método. Neste processo, Romana teve por muitas vezes a companhia de sua filha, Sari Mejia.

3ª etapa: Estruturação dos Studios. É importante deixar claro que desde 1997 Romana, pessoalmente, orientou, guiou e deu as bases de como teria que ser a terceira parte desse processo, que seria a criação de um studio da Contrologia. Isso já com as definições sobre como seria a estrutura do espaço, a qualidade dos profissionais e tendo a garantia de um atendimento seguro para os clientes. A orientação da minha mestra era clara: um aparelho de Pilates só poderia ser adquirido por um profissional devidamente capacitado.

4ª etapa: Investimento em equipamentos. Romana era muito exigente com os aparelhos. Desde o início, defendeu que estes tinham que seguir as medidas e projetos que foram deixados pelo senhor Pilates e que fosse feita a manutenção adequada deles, o que é essencial para não trazer nenhum problema para os clientes durante as aulas. Este quarto ponto, juntamente com o terceiro – que aborda a formação dos profissionais –, fazia parte de uma formatação sobre como devia funcionar um studio para manter a filosofia, a arte e a ciência da Contrologia. Para isso, Romana Kryzanowska e Sean Gallagher entregavam manuais de franchising com orientações precisas para a implementação da metodologia no Brasil. Assim, podiam ter a certeza de que o legado seria mantido.

Durante todos esses anos em que faço parte do Autêntico Pilates, meu foco não tem sido em dar workshops de finais de semana de Pilates em aparelhos para um público leigo, mas, sim, pequenos workouts para divulgar o método e dessa forma atrair pessoas para fazer a formação completa. Isso porque Romana afirmava que o método não se aprende em cursos rápidos, já que não é possível conhecê-lo em profundidade, ter todas as compreensões e dominar os exercícios para atuar com segurança.

Isso ficou tão forte em minha cabeça que sempre me dediquei à formação dos profissionais e educação continuada para eles e para ministrar workshops para as pessoas que já tinham a formação. Assim, sigo continuando a garantir a qualidade do legado do senhor Pilates.

O The Pilates Studio Brasil, o Autêntico Pilates e eu, Inelia Garcia, estamos de portas abertas para todos que queiram ser profissionais, aprender em profundidade e sentir em seu corpo como o método muda as nossas vidas. Esse é o primeiro requisito para compreender e querer manter o legado.

 

(*) Nomeada Teacher of Teachers do Autêntico Método Pilates por Romana Kryzanowska em 2003, Inelia Garcia é graduada em Educação Física pela Universidade do Chile, pós-graduada em Ginástica de Manutenção e Atividade Física, Saúde e Envelhecimento e Diretora Técnica da rede The Pilates Studio® Brasil (www.pilates.com.br)

Informações para a imprensa:
Ana Carolina Esmeraldo
FACES Comunicação
Tel.: (11) 9 9271-1239