As notícias que você precisa saber para começar o seu dia

As notícias que você precisa saber para começar o seu dia

Reuters e Ricardo Stuckert / Terra

Leia as principais notícias desta sexta-feira (15/06)

Confira as principais notícias de ontem e comece o dia bem informado.

Copa tem promessa de jogão

Torcedores foram destaque na abertura da Copa do Mundo de 2018
Torcedores foram destaque na abertura da Copa do Mundo de 2018

Foto: Marko Djurica / Reuters

A Rússia abriu a Copa do Mundo goleando a Arábia Saudita sem piedade, goleando por 5×0 e marcando dois gols nos acréscimos. Nesta sexta-feira, o torneio engrena de verdade, com três partidas acontecendo: Egito x Uruguai , às 9h (horário de Brasília), Irã x Marrocos , às 12h, e, o jogo mais esperado, Portugal x Espanha , às 15h. Confira tudo aqui!

Final mais provável para a Copa é Brasil x Alemanha. E Brasil perde

Torcedor brasileiro desolado na partida Brasil x Alemanha, na Copa de 2014, o fatídico 7 a 1
Torcedor brasileiro desolado na partida Brasil x Alemanha, na Copa de 2014, o fatídico 7 a 1

Foto: Getty Images / BBC News Brasil

Uma má notícia para a Seleção Brasileira na Copa da Rússia. A equipe é a terceira colocada no ranking das prováveis campeãs, com 13,27% de probabilidade de levar a taça. Em segundo lugar, está a Bélgica, com 13,93% de chance. E, em primeiro lugar, está a Alemanha, a vilã do 7 a 1 na Copa de 2014, com 17,57% de chance de vencer o torneio. A previsão é do Grupo de Modelagem Estatística no Esporte (GMEE), que reúne estatísticos das universidades de São Paulo (USP) e federais de São Carlos (UFSCar) e da Bahia (UFBA). Eles acertaram os primeiros e segundos colocados das últimas três copas (2006, 2010 e 2014).

STF decide proibir condução coercitiva, usada na Lava Jato

Vista geral de sessão do Supremo Tribunal Federal
Vista geral de sessão do Supremo Tribunal Federal

Foto: Reuters

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu pr oibir em todo o país o uso de conduções coercitivas de investigados para que possam ser interrogados , por entender que a medida, prevista no Código de Processo Penal, viola direitos e garantias individuais previstos na Constituição . A prática, amplamente utilizada pelo juiz federal Sérgio Moro, que conduz a operação Lava Jato em Curitiba , consistia em levar um investigado ou réu para depor na polícia por ordem do juiz e depois liberá-lo, desde que com autorização da Justiça.

PF diz que Temer “incentivou” pagamentos ilícitos a Cunha

Presidente Michel Temer durante cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília
Presidente Michel Temer durante cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília

Foto: Reuters

O relatório final da Polícia Federal sobre a operação Cui Bono , que investiga irregularidades bilionárias na Caixa Econômica Federal, apontou haver “indícios suficientes” de que o presidente Michel Temer cometeu o crime de embaraço a investigação ao avalizar a suposta compra de silêncio do ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (MDB-RJ) e do delator Lúcio Funaro , conforme delação de executivos da J&F. O documento da PF, com 561 páginas, indicia por crimes 16 pessoas, como Cunha, Funaro, o ex-ministro Geddel Vieira Lima e executivos de empresas como a J&F. Temer não é indiciado por ter foro privilegiado.

Lula ‘comentará’ jogos da Copa do Mundo em TV pública

Foto: Ricardo Stuckert

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva , preso desde o início de abril na carceragem da Polícia Federal em Curitiba (PR), “comentará” a Copa do Mundo de 2018 para o programa do jornalista José Trajano na “TVT”, afiliada à rede pública “TV Brasil”. A “estreia” do ex-presidente na atração será na próxima segunda-feira (18), um dia após o primeiro jogo do Brasil na Copa, contra a Suíça. Lula cumpre pena de 12 anos e um mês de prisão por corrupção e lavagem de dinheiro no “caso triplex”.

Minas tem 75 cidades com mais eleitores do que habitantes

Urna eletrônica
 Urna eletrônica

Foto: Agência Brasil / José Cruz / Canaltech

Minas Gerais é o Estado brasileiro com a maior concentração de cidades que possuem número de eleitores superior ao número de habitantes . De acordo com um levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM) divulgado nesta terça-feira (13), essa situação ocorre em 75 cidades mineiras. No Brasil, 231 municípios repetem o fenômeno. Em Maripá de Mina s, na Zona da Mata, e Monjolos , na região central do Estado, há três eleitores a mais do que moradores registrados. Já em Catuji , no Vale do Jequitinhonha, a diferença é de 897.

Fonte: Equipe portal