Gerson Castelo Branco abre ciclo de conversas da Mostra Sustentável

Arquiteto piauiense figura entre os 40 mais influentes por Oscar Niemeyer e seu trabalho já foi cenário de novela

Além de visitação dos ambientes revitalizados, o público da Mostra+Sustentável 2018 poderá aproveitar as conversas técnicas sobre sustentabilidade na arquitetura, gastronomia e em questões comportamentais, chamadas de SustenTalks, com nomes relevantes no cenário nacional e internacional. “As Sustentalks estão no cerne da Mostra pois acreditamos que a educação é responsável pela disseminação dos conceitos de sustentabilidade. Estamos trazendo conhecimento de alto nível para nossos visitantes, com o apoio de palestrantes reconhecidos e que estão em sintonia com os valores adotados pelo evento”, explica o realizador da Mostra+Sustentável, Fernando Caparica Santos.

Na primeira semana, a abertura das SustenTalks, no dia 29 de agosto, fica a cargo do arquiteto Gerson Castelo Branco. Tido como um dos 40 arquitetos mais influentes do Brasil por Oscar Niemeyer e dotado de diversos prêmios, Castelo Branco é reconhecido mundialmente pelo uso de materiais exóticos em sintonia com a natureza sendo, inclusive, comparado às criações de Frank Lloyd Wright, pela revista norte-americana Architectural Digest. O trabalho do arquiteto já apareceu em novelas e minisséries da Rede Globo e sua obra foi objeto de um episódio inteiro do programa Casa Brasileira, no canal GNT.

Dia 30 de agosto – Chefe Ueliton Amaral

Apaixonado por gastronomia, Ueliton é cria da casa. O campineiro foi descoberto pela chef Vivi Moraes e seu talento foi sendo lapidado ao longo dos anos. Hoje, ao lado do time do Estação Marupiara, ele dá vida às criações clássicas do restaurante, sempre buscando ingredientes nacionais e valorizando os produtores locais. Para ressaltar as raízes brasileiras, elegeu um fruto nacional. O Estação Marupiara apresentará um menu criativo com a versatilidade de uma fruta genuinamente brasileira, com 100% de aproveitamento em diferentes criações: a Jaboticaba.

Dia 31 de agosto – Paulo de Tarso Coutinho Viana de Souza

Com o tema “Foge o implacável tempo”, o arquiteto, designer gráfico e artista plástico, Paulo de Tarso encerra a primeira semana de conteúdo na Mostra+Sustentável. Tarso desenvolve os projetos culturais “Cinema na Mesa” e “Cinereflex” e participou de duas edições da Bienal Nacional de São Paulo, duas edições do Salão Nacional de Artes Plásticas no Rio de Janeiro e duas edições do Salão de Humor de Piracicaba. Ele iniciou sua carreira nos anos 1970 e em 2006 conquistou o prêmio If Design Award na área de embalagem e rótulos, além de já ter seu trabalho destacado em publicações do Brasil e do exterior, como a Grafuck, Bastard Magazine e The Corner.

As SustenTalks acontecerão todas as quartas, quintas e sextas, durante os quarenta dias de visitação pública da Mostra+Sustentável. As inscrições para estes debates não têm custo adicional aos visitantes da Mostra e deverão ser realizadas através do site www.mostra.com.br. Os portadores de passaporte terão acesso ilimitado à programação.

Serviço

O quê: SustenTalks

Quando: de 29/08 a 05/10, às 17 horas.

Onde: Mostra+Sustentável 2018 – Serviço de Saúde Cândido Ferreira

Mais informações: www.mostrasustentavel.com.br

Sobre a Mostra+Sustentável

Evento de arquitetura e paisagismo, arte e design de interiores, que atua desde 2017 executando uma transformação social positiva, reunindo diferentes atores da sociedade civil, poder público e iniciativa privada, visando a revitalização de uma instituição de benemerência com reconhecida atuação e gestão. Em sua primeira edição, o projeto selecionou o Lar dos Velhinhos de Campinas e, em 2018, revitalizará o edifício do Serviço De Saúde Dr. Cândido Ferreira. O projeto também realiza ativações inclusivas, culturais, gastronômicas e educacionais, paralelas à exposição.

Relacionamento com imprensa: 

Juliano Amorim

Telefones (19) 2136.3502 | (19) 99606.1507

juliano.amorim@alfapress.com.br

Galeria de Imagens: Divulgação