Outubro Rosa – Caminhadas e eventos são realizados em todo o Brasil

Ação visa fortalecer o combate ao câncer de mama e difundir informação sobre a doença
O Brasil inteiro une-se em prol da conscientização a respeito do câncer de mama. Em menção ao Outubro Rosa, ONGs ligadas à Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA) promovem eventos e caminhadas em todas as regiões do território nacional. Acompanhe a programação aqui.

Há dez anos, a campanha chegou ao país de forma organizada por meio da FEMAMA, com o objetivo de difundir informações sobre a importância do diagnóstico precoce e tratamento adequado do câncer de mama.

Por meio desta diretriz, a Federação atua para proporcionar maior acesso à assistência em saúde e reduzir os índices de mortalidade pela doença, com incisivo trabalho na defesa de direitos de pacientes que vêm enfrentando a doença e das quase 60 mil novas pacientes que surgem anualmente (INCA, 2018).

Neste ano, o tema da campanha nacional estimula a formação de redes de apoio. Sob o mote #CompartilheSuaLuta, visa mostrar que pacientes e familiares podem encontrar em ONGs e mesmo junto a outras pessoas que entendem o que o paciente está vivendo a ajuda e a informação úteis para enfrentar o câncer de mama e as bases para fazer parte de uma transformação no cenário da doença no Brasil.

“Vamos lançar luz para o importante papel do terceiro setor nessa luta – aproximar-se de uma ONG representa encontrar apoio no universo formado por dezenas de milhares de pacientes, familiares e cuidadores que também buscam formas de encarar o câncer de mama. Queremos estimular que compartilhem dúvidas, desafios, aprendizados e vitórias e possam com isso encontrar apoio, conhecer seus direitos, inspirar e promover uma transformação no cenário do câncer por meio de seu envolvimento”, conta a presidente voluntária da FEMAMA, Maira Caleffi.

Por meio do site da FEMAMA é possível encontrar as ONGs presentes em cada estado brasileiro. Clique aqui para conhecer a rede.

Sobre a FEMAMA
A Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama é uma organização sem fins econômicos que trabalha para reduzir os índices de mortalidade por câncer de mama em todo o Brasil, influenciando políticas públicas para defender direitos de pacientes, ao lado de 74 ONGs de apoio a pacientes associadas em todo o país. A FEMAMA foi a primeira instituição a trazer o Outubro Rosa de forma organizada para o Brasil, em 2008, com ações em diversas cidades, em parceria com ONGs associadas.

Conheça nosso trabalho: www.femama.org.br

Informações para a Imprensa:
RS Press
(11) 3875-6296
Karina Morais
(11) 9 8919-8698
Giulianna Muneratto
(11) 9 7681-1597