Até o fim do mês começam os testes do VLT ligando Brasília a Valparaíso de Goiás

Letícia Valadares – EBC – Foto Google

Começa a circular, até o final deste mês, o Veículo Leve Sobre Trilhos – VLT, que ligará Brasília e Valparaíso de Goiás. Nos primeiros 30 dias, os vagões vão circular vazios e, nos seis meses iniciais, o transporte vai funcionar como período de teste. Serão três vagões com capacidade para transportar até 600 passageiros.

Os trens serão operados pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos, ligada ao Ministério do Desenvolvimento Regional, e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Os testes servirão para verificar a segurança, a estabilidade e o tempo de duração da viagem. O prefeito de Valparaíso, Pábio Mossoró, explica como vai funcionar implantação do projeto:

A Ferrovia Centro-Atlântico, que será utilizada pelo VLT, é utilizada atualmente por trens de carga. Ela interliga o Distrito Federal ao estado de São Paulo, passando pelos municípios do entorno sul.

O projeto é da Secretaria da Região Metropolitana, que conta com o apoio da prefeitura de Valparaíso, e vai beneficiar diariamente 80 mil usuários do transporte público.

Os pontos de embarque e desembarque ainda não foram definidos. Em Brasília, está sendo estudada a possibilidade de utilizar a antiga Rodoferroviária. Está prevista nos próximos dias uma reunião onde será definida a participação das prefeituras dos municípios do entorno sul.