ABF destaca as maiores franquias por região

Pela primeira vez, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) fez uma análise regionalizada das maiores redes por unidade. Foram feitos dois tipos de recortes: pela região sede da rede (considerando o seu total de unidades no Brasil) e pelo número de unidades em operação em determinada região.

Nesta edição, foi identificada maior variedade de segmentos entre as 10 maiores redes de caráter mais regional com volumes representativos de unidades. Chamou a atenção também a presença de redes com foco no produto açaí. Considerando as redes com mais unidades em determinada região (ou seja, independente da sede) há um retrato semelhante ao quadro nacional, mas não idêntico, com mudanças de posição e outras marcas, o que evidencia as diferentes estratégias das redes. Confira abaixo as relações:

Nordeste

MARCAS COM SEDE NA REGIÃO

MARCAS COM OPERAÇÕES NA REGIÃO

Posição

Marca

Unidades

1

FARMÁCIAS FTB

993

2

CLUBE TURISMO

484

3

SOBRANCELHAS DESIGN

316

4

AÇAÍ CONCEPT

236

5

PREMIAPÃO

206

6

AVATIM

118

7

ITC VERTEBRAL

90

8

YES! COSMETICS

83

9

A FÓRMULA

71

10

FRANQUIA REDE ORTOESTÉTICA

69

Posição

Marca

Unidades

1

O BOTICÁRIO

906

2

FARMÁCIAS FTB

742

3

ÓTICAS DINIZ

392

4

SUBWAY

373

5

CACAU SHOW

331

6

MCDONALD´S

287

7

AM PM MINI MARKET

273

8

ACQIO

254

9

BR MANIA

238

10

BOB´S

208

Norte

MARCAS COM SEDE NA REGIÃO

MARCAS COM OPERAÇÕES NA REGIÃO

Posição

Marca

Unidades

1

TOP FROZEN AÇAÍ

12

2

LA PAGLIA DOCERIA

5

3

DECORAMAX

2

Posição

Marca

Unidades

O BOTICÁRIO

227

FARMÁCIAS FTB

130

AM PM MINI MARKET

126

ÓTICAS DINIZ

120

CACAU SHOW

111

BOB´S

97

SUBWAY

78

ACQIO

75

JET OIL

75

10º

CARMEN STEFFENS

64

Centro-Oeste

MARCAS COM SEDE NA REGIÃO

MARCAS COM OPERAÇÕES NA REGIÃO

Posição

Marca

Unidades

1

CORREIOS

1002

2

GIRAFFAS

369

3

NÃO+PÊLO

287

4

MULTICOISAS

210

5

FAST AÇAÍ

152

6

MENINA BIJU

70

7

DROGASHOP

68

8

MTCRED

56

9

POSÉ

47

10

SUSHILOKO

46

Posição

Marca

Unidades

O BOTICÁRIO

327

SUBWAY

290

CACAU SHOW

251

FAST AÇAÍ

139

MCDONALD´S

138

KUMON

135

SEGURALTA – BOLSA DE SEGUROS

133

WIZARD BY PEARSON

132

CVC BRASIL

113

10º

AM PM MINI MARKET

111

Sudeste

MARCAS COM SEDE NA REGIÃO

MARCAS COM OPERAÇÕES NA REGIÃO

Posição

Marca

Unidades

1

AM PM MINI MARKET

2493

2

MCDONALD´S

2289

3

CACAU SHOW

2232

4

JET OIL

1772

5

KUMON

1488

6

CVC BRASIL

1279

7

WIZARD BY PEARSON

1250

8

BR MANIA

1231

9

DIA%

1184

10

SEGURALTA

1146

Posição

Marca

Unidades

O BOTICÁRIO

1670

MCDONALD´S

1479

CACAU SHOW

1112

AM PM MINI MARKET

1071

DIA%

1025

SUBWAY

995

KUMON

929

JET OIL

803

ÓTICAS CAROL

780

10º

CVC BRASIL

732

Sul

MARCAS COM SEDE NA REGIÃO

MARCAS COM OPERAÇÕES NA REGIÃO

Posição

Marca

Unidades

1

O BOTICÁRIO

3724

2

SUBWAY

2094

3

LAVA E LEVA LAVANDERIA

276

4

IMAGINARIUM

252

5

KNN IDIOMAS

237

6

MAGRASS

194

7

ORTHODONTIC

178

8

FIRST CLASS

175

INVIOLÁVEL

175

10

FARMA & FARMA

174

Ranking

Marca

Unidades

AM PM MINI MARKET

912

JET OIL

672

O BOTICÁRIO

594

CACAU SHOW

427

SUBWAY

358

MCDONALD´S

345

WIZARD BY PEARSON

302

BR MANIA

289

KUMON

219

10º

CVC BRASIL

208

Distribuição geográfica
Levando em consideração outro estudo divulgado pela ABF com as 50 maiores marcas do País, São Paulo continua liderando o ranking seguido de Rio de Janeiro e Paraná. O estudo é realizado a partir das informações disponibilizadas pelas redes no banco de dados da entidade, que audita eletronicamente a fidelidade dos dados por meio de regras e salvaguardas específicas para o input de informações.
Veja no gráfico abaixo:

Sobre a ABF
A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual de aproximadamente R$ 160 bilhões, mais de 140 mil unidades e cerca de 2.800 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por 2,4% do PIB e emprega diretamente mais de 1,2 milhão de trabalhadores. Atualmente com mais de 1.100 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Sul, Minas Gerais, Centro-Oeste, Nordeste e Interior de São Paulo), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. O propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor.

Informações para a Imprensa:
Debora Freire – debora@dfreire.com.br
Fabíola França – fabiola@dfreire.com.br
Tel.: (21) 99899-1400 – www.dfreire.com.br