FAMBRAS comemora visita do Papa Francisco aos Emirados Árabes por favorecer diálogo inter-religioso e construção da paz

logo_fambras.png

De acordo com o vice-presidente da entidade, Ali Zoghbi, é um “feito histórico que merece destaque internacional”

São Paulo, 5 de fevereiro do ano 2019 – A FAMBRAS, Federação das Associações Muçulmanas do Brasil, por meio de seu vice-presidente, Ali Zoghbi, celebra a visita do Papa Francisco aos Emirados Árabes. O Pontífice chegou ontem ao país e fez história: é a primeira vez que a autoridade máxima da religião católica visita a península arábica, berço do Islam.

Para Francisco chegou ontem aos Emirados Árabes, país que conta com uma minoria católica. “Vou (aos Emirados Árabes Unidos) como um irmão para escrever em conjunto uma página de diálogo e percorrer juntos os caminhos da paz. Rezem por nós!”, declarou pelo Twitter.

Zoghbi compartilha da mesma expectativa que o Papa. “Todas as iniciativas para promover o diálogo inter-religioso são urgentes e bem-vindas. É, com certeza, um dos primeiros passos para a construção da paz”.

Na visão do vice-presidente, um dos pontos altos da visita papal aos Emirados Árabes, é o encontro de Francisco com o Grande Imã de Al-Azhar, Ahmed Muhammad Ahmed el-Tayeb, a principal referência mundial para todos os teólogos. “Ele tem excelente relação com a Igreja Católica. Se mostra contrário às interpretações mais radicais do Islam, condena o terrorismo em nome da religião islâmica e se coloca sempre a favor do diálogo inter-religioso e das boas relações com o cristianismo”, destaca Zoghbi. A Universidade de Al-Azhar, localizada no Cairo, no Egito, é a instituição mais importante do islamismo.

No Brasil – A FAMBRAS – entidade criada há quase 40 anos– atua nos âmbitos religioso, social, cultural, econômico e diplomático. Vê o diálogo inter-religioso como uma necessidade para combater a intolerância religiosa e o preconceito contra os muçulmanos.

Aqui no Brasil, também vem fazendo sua parte. “Promovemos e participamos de eventos, cursos, ações sociais e quaisquer outras iniciativas que sejam oportunidades de mostrar quem realmente somos e o que pregamos. Acreditamos que, por meio do diálogo e da disseminação de informações de qualidade, sem proselitismo, poderemos fomentar o respeito entre as religiões, ressaltando o que temos em comum: a valorização da vida; a defesa da paz e da justiça social; a importância da prática da caridade e da preservação da natureza, entre outras premissas”, finaliza Zoghbi. “E, juntos, podemos atuar na construção de uma sociedade melhor, mais justa e humana. ”

Sobre a FAMBRAS

A Federação das Associações Muçulmanas do Brasil – FAMBRAS, foi criada há quase 40 anos. Atua nos âmbitos religioso, social, cultural, econômico e diplomático. Dentro destas esferas, desenvolve projetos que contemplam a divulgação do Islam e ações educacionais, culturais e assistenciais – tanto em benefício dos muçulmanos como das comunidades carentes do Brasil. Outras preocupações da FAMBRAS são ajudar a manter vivas as práticas do Islam e combater o preconceito aos muçulmanos por meio da informação.

O trabalho da Federação conta com o reconhecimento de renomadas instituições nacionais e internacionais. O apoio da FAMBRAS Halal – a primeira instituição certificadora Halal do Brasil, em operação desde 1979 – tem sido determinante para a concretização e ampliação dos projetos a cada ano. A certificadora é líder de mercado e realiza auditorias, abate, inspeção, supervisão de produtos e implantação do Sistema de Garantia Halal junto a indústrias e frigoríficos interessados em comercializar seus produtos especialmente para países árabes.

Fn | Em Pauta Com,.