60 anos de Rotary – Fatos marcantes

Há 60 anos, diversos fatos marcaram o ano de 1959. Um ano bem peculiar na história do Brasil e do mundo. Foi precisamente em 1959 que a cirurgiã-dentista Therezinha Beatriz Alves de Andrade Zorowich cansada de ter o ralo da pia sempre entupido inventou o Escorredor de Arroz. Ruth e Elliot Handler (fundadores da empresa Mattel) apresentam ao mundo a Barbie, a boneca mais vendida no mundo. Em 1959, ocorre a Revolução Cubana com o líder da revolução, Fidel Castro, tornando-se presidente de Cuba. Começou também a Guerra do Vietnã.

A União Soviética lança no espaço a primeira nave com destino a Lua e os estúdios Disney lançam o longa metragem A Bela Adormecida, clássico dos desenhos animados.

Também um 1959 temos o nascimento da Hortência, rainha do basquete, de Milton Leite, jornalista e locutor esportivo e do Gugu Liberato, apresentador de televisão.

A NASA é criada, por uma lei que dá milhões de dólares ao programa espacial americano. E enquanto era inaugurada a ponte aérea Rio-São Paulo, o primeiro Fusca nacional estava saindo da linha de produção e um engenheiro sueco criava um dispositivo que acabaria salvando milhões de vida mundo afora, o cinto de segurança de três pontos.

Mas, nenhum desses acontecimentos tem a relevância e importância para a cidade de Mirandópolis e para o Distrito 4470 de Rotary International, quando aquela reunião de apenas duas pessoas em que compareceu um jovem advogado chamado Antonio Duenhas Monreal.

O Rotary Club de Mirandópolis estava praticamente em vias de ser fechado. Nesta reunião ficou decidido que Monreal seria o novo presidente do clube com a difícil missão de arregimentar novos associados e fazer reviver o clube. Em pouco tempo, devido a credibilidade e esforço pessoal, Monreal trouxe diversos novos companheiros que com sangue novo revitalizaram o clube tornando-o atraente para os novos associados e principalmente cumprindo o seu papel social perante a sociedade mirandopolense.

Monreal passou por todas as comissões dentro do Rotary Club de Mirandópolis e em 01/07/1979 tomou posse como Governador do Distrito 4470, ficando no mandato até 30/06/1980.

Agora, no ano de 2019, completando 60 anos de serviços rotários foi devidamente homenageado pelos companheiros do seu clube em um delicioso jantar onde também compareceram diversos integrantes do Colégio de Governadores e também o atual Governador Marcos Aurélio Vinholi que o presenteou com uma placa onde o agradece pelo seu pioneirismo, perseverança e relevantes serviços prestados ao Distrito 4470 e ao Rotary International.

E que venham mais 60 anos!!!

Informações: Comissão Distrital de Imagem Pública

Jornalista: Paulo Cesar Maia da Cruz (Presidente da Comissão Distrital de Imagem Pública)

 

 

Quem somos:

O Rotary é uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que se unem para causar mudanças positivas e duradouras em suas cidades e pelo mundo. Para resolver problemas reais, é preciso compromisso e visão. Com dedicação, energia e inteligência, nossos associados vêm ajudando a humanidade há mais de 113 anos. Por meio de projetos sustentáveis em diversas áreas, como alfabetização, paz, saúde e recursos hídricos, estamos sempre procurando maneiras de criar um mundo melhor.

Nosso lema:

DAR DE SI ANTES DE PENSAR EM SI

Os princípios que seguimos há mais de 113 anos servem de base para nossos valores: serviços humanitários, companheirismo, diversidade, integridade e liderança.

O que fazemos:

Como acreditamos que os problemas mais persistentes do mundo são nossa responsabilidade, os mais de 35.000 Rotary Clubs trabalham para:

  • Promover a paz
  • Combater doenças
  • Fornecer água limpa e saneamento
  • Cuidar da saúde de mães e filhos
  • Apoiar a educação
  • Favorecer o desenvolvimento econômico

O Distrito 4470

O Rotary é formado pelos Rotary Clubs e a Fundação Rotária. Juntos, conseguem fazer a diferença em comunidades do mundo inteiro. Nossos clubes, a essência do Rotary, são formados por pessoas engajadas e dedicadas a ajudar o próximo. Durante os eventos e reuniões do clube, os associados trocam ideias, verificam e solucionam problemas, fazem planos, ouvem o que a comunidade tem a dizer e fortalecem seus vínculos de amizade.

O Distrito 4470 engloba maioria das cidades do estado de Mato Grosso do Sul, mais a cidade de Pedro Juan Caballero no Paraguai e parte do estado de São Paulo (Avanhandava à Castilho). No Distrito 4470 temos atualmente 76 clubes de Rotary, com aproximadamente 1750 associados.

O Governador:

O governador é o administrador do Rotary International no Distrito, atuando sob o controle geral e a supervisão do Conselho Diretor. O Governador é responsável pela divulgação do Objetivo do Rotary ao liderar e supervisionar os clubes do Distrito.

O que é Rotaract?  

Os clubes de Rotaract fazem parte do esforço global do Rotary International (RI) em prol da paz e compreensão mundial e, a partir de suas comunidades, possuem grande abrangência de ação. Rotaractianos (jovens de 18 a 30 anos) utilizam recursos disponibilizados pelo Rotary International e pela Fundação Rotária e se beneficiam do apoio administrativo providenciado pelo RI. Todo clube de Rotaract deve ser patrocinado por um clube de Rotary. Sendo assim, é um programa dentro de uma instituição maior, um braço de seu(s) Rotary(s) Club(s) Patrocinador(es). O Rotaract Club foi criado pelo Rotary International em 13 de março de 1968, em North Charlotte, Carolina do Norte, EUA. No Brasil, o primeiro Rotaract Club surgiu também em 1968, precisamente em 20 de novembro de 1968, quando foi fundado o Rotaract Club de Ribeirão Pires/SP – Distrito 461 (atual Distrito 4420). O nome Rotaract surgiu da expressão “Rotary in Action” (Rotary em Ação) e o seu lema é: “Companheirismo através do serviço”.

Objetivos:

O Rotaract procura:

  • Desenvolver qualidades de liderança e perícia profissional;
  • Difundir o respeito pelos direitos dos demais, com base no reconhecimento do valor de cada um;
  • Reconhecer, praticar e promover padrões de ética, capacidade de liderança e responsabilidade profissional;
  • Estudar e compreender as carências, os problemas e as oportunidades de servir à comunidade e ao mundo.

O que é Interact?

O Interact é um programa do Rotary que consiste de clubes de serviços humanitários para jovens de 12 a 18 anos. Embora sejam patrocinados por Rotary Clubs que os orientam e apoiam, os Interact Clubs são completamente autônomos. A composição do quadro associativo dos clubes varia bastante, podendo vir de uma ou mais escolas na mesma comunidade. Todos os anos, os Interact Clubs realizam pelo menos dois projetos, sendo um deles de cunho internacional. Através de tais iniciativas, os interactianos formam uma rede de amigos em clubes locais e do exterior, aprendendo a importância de:

  • Desenvolver qualidades de liderança e integridade pessoal;
  • Prestar auxílio e respeitar o próximo;
  • Entender o valor da responsabilidade individual e da dedicação ao trabalho;
  • Promover a compreensão e boa vontade mundiais.

O Interact é um dos programas mais bem-sucedidos do Rotary, com mais de 10.700 clubes em 109 países e áreas geográficas. Cerca de 200.000 jovens são interactianos!

Casas da Amizade:

Casas da Amizade, também conhecidas como Associações de Senhoras de Rotarianos surgiram do sentimentalismo do povo latino-americano e hoje se estendem por diversos países do mundo rotário. No Brasil, a associação de senhoras de rotarianos, sob qualquer denominação, é uma entidade civil, considerada de utilidade pública pela Lei nº 5.575, de 17 de dezembro de 1969, sancionada pelo Presidente Médici. Ocupa-se de promoções sociais e filantrópicas, e colabora voluntariamente com as realizações comunitárias empreendidas pelo respectivo Rotary Club. Tem o seu emblema, estatuto e regimento próprios, sem qualquer vínculo com Rotary, a não ser aquele decorrente do parentesco das sócias efetivas com membros do Rotary, isoladamente ou em conexão com o seu emblema, em bandeiras, flâmulas, crachás, cartazes, impressos e outros.

Paulo Maia

Presidente da Comissão Distrital de Imagem Pública

(18) 99369-3537 (Whatsapp)

Dar de SI, antes de pensar em Si

LEGENDA DAS FOTOS:

Foto 1 – Monreal fazendo seu discurso de agradecimento

Foto 2 – Governador Vinholi entregando a placa ao Monreal

Foto 3 – Monreal com a placa de agradecimento

Foto 4 – Monreal com o Colégio de Governadores