Serviços aéreos são mais utilizados e bem avaliados por passageiros


O portão de embarque mudou, o piloto alternou e o avião precisou orbitar. A massificação do transporte aéreo trouxe familiaridade para os mais diversos jargões da aviação. Procedimentos comuns que antes geravam certa preocupação, agora são compreendidos com naturalidade.

“As pessoas estão mais acostumadas a voar e compreendem que de tempos em tempos vão existir situações que fogem do controle e que as empresas aéreas e os aeroportos trabalham para tentar minimizar essas rupturas”, diz o consultor em aviação Adalberto Febeliano. “Está caindo um temporal em Congonhas e o aeroporto fechou: as pessoas sabem que ninguém vai decolar e o voo vai atrasar. E que isso é normal.”

Para o consultor, essa maior familiaridade se reflete na forma com que as pessoas avaliam o serviço do transporte aéreo.

Os serviços prestados pelas companhias têm sido consistentemente avaliados entre ‘bom’ e ‘muito bom’ nas pesquisas de Satisfação de Passageiros que a Secretaria de Aviação Civil realiza desde 2013.