PMA prende pescador profissional que fugiu de bloqueio com pescado capturado em piracema

Campo Grande (MS) – Policiais Militares Ambientais de Miranda realizavam fiscalização ambiental de bloqueio na BR 262 hoje (12) e perceberam um veículo Ford Escort realizar manobra brusca de retorno ao avistar a fiscalização. Os Policiais realizaram perseguição e conseguiram abordar o veículo, que era conduzido por um pescador profissional de 49 anos.

No porta-malas do carro foram encontrados sete exemplares de peixes da espécie pacu. O pescador confessou que havia capturado o pescado durante a piracema no rio Miranda e, por essa razão, tentou fugir da fiscalização. Além da captura no período de defeso, quatro exemplares de peixes apresentavam-se abaixo da medida permitida pela legislação. Havia exemplar com 40 centímetros, quando o tamanho mínimo de captura para a espécie é de 45 centímetros.

O pescado, pesando 15 kg e o veículo foram apreendidos. O infrator, residente em Miranda, recebeu voz de prisão e foi encaminhado, juntamente com material apreendido, à delegacia de Polícia Civil da cidade, onde ele foi autuado em flagrante por crime ambiental de pesca e transporte de produto da pesca predatória.  A pena para o crime é de um a três anos de detenção.

A PMA lavrou um auto de infração administrativo e aplicou multa de R$ 1.000,00 contra o autuado. O pescado será doado para instituições filantrópicas depois de periciado.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO DA POLÍCIA MILITAR AMBIENTAL – PMMS – (Contato – TENENTE CORONEL EDNILSON PAULINO QUEIROZ) tel. – 3357-1500

Galeria de Imagens: PMA/MS