Atenção foliões: dá para curtir o carnaval sem ressaca e dor muscular

A ressaca e a dor muscular são sequelas bem comuns após a maratona de Carnaval e, retomar a rotina pode nem sempre ser fácil. A cardiologista infantil e médica do esporte, do Hospital Edmundo Vasconcelos, Silvana Vertematti, explica que essas situações podem ser evitadas, basta se preparar para o evento. Veja como:

1. Encare o Carnaval como uma atividade física:

O esforço físico exigido nos dias de folia deve ser encarado como um exercício de moderada a alta intensidade e, por isso, é preciso se preparar como um atleta. Segundo a médica, alguns foliões saem em desvantagem por ingerir bebida alcoólica, coisa que um profissional não faria. Mas é preciso lembrar de ter uma alimentação balanceada, hidratar-se e realizar alongamentos antes de sair para curtir as festas.

2. Nada de jejum

Uma hora e meia antes de ir ao evento é preciso alimentar-se para garantir a energia e evitar mal-estar durante a folia. Opte por frutas, carboidratos e proteínas, mas nada de muita gordura. Silvana lembra que é importante não exagerar no consumo de alimentos e líquidos com fibras, pois o resultado pode ser um desarranjo intestinal.

3. Hidratação acima de tudo

A desidratação é o ponto em comum desses dois incômodos, portanto, beber água e alimentar-se de forma adequada deve estar na lista de prioridades. A especialista aconselha que a mesma quantidade ingerida de álcool seja a consumida de água. A cada duas latas de cerveja, por exemplo, beba entre 500 ml a 1 litro de água ou líquidos de acordo com seu paladar. Outra boa dica são os sucos de frutas, que além de repor o líquido, também são fontes de nutrientes importantes na manutenção da imunidade do organismo.

4. Alongar é preciso

Antes de qualquer exercício o recomendado é alongar sempre e, no Carnaval, a dica não seria outra. O ato, junto com a hidratação e alimentação, ajuda a prevenir as indesejáveis dores musculares.

5. Descanse o máximo possível

O descanso também é peça-chave nessa preparação. E isso quer dizer: durma bem. Uma semana antes não gaste horas de sono de forma desnecessária, aproveite para relaxar o máximo que conseguir e assim a bateria vai estar 100% carregada para todos os dias de folia.

HOSPITAL EDMUNDO VASCONCELOS

Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Hospital Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 1.000 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 230 mil consultas ambulatoriais, 145 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,45 milhão de exames por ano. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 – Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o primeiro lugar no Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar Saúde – Hospitais, conquistado em 2017.

Rua Borges Lagoa, 1.450 – Vila Clementino, Zona Sul de São Paulo.
Tel. (11) 5080-4000

Site: www.hpev.com.br
Facebook: www.facebook.com/ComplexoHospitalarEV
Twitter: www.twitter.com/Hospital_EV
YouTube: www.youtube.com/user/HospitalEV