Campanha arrecada alimentos e roupas para desabrigados no Rio

12 de abril de 2019 Off Por raysantos
Bombeiros trabalham no local de um deslizamento de terra após uma forte chuva na favela Babilônia, no Rio de JaneiroReuters/Pilar Olivares/Direitos Reservados

Publicado em 11/04/2019 – 18:49

Por Douglas Corrêa – Repórter da Agência Brasil Rio de Janeiro

O temporal que atingiu o município do Rio de Janeiro e algumas cidades do interior do Estado no início da semana deixou milhares de desabrigados e desalojados. De acordo com levantamento da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Estado, na cidade do Rio Janeiro 44 famílias ficaram desabrigadas e 28 ficaram desalojadas.

Em Volta Redonda, 511 pessoas tiveram que sair de casa e ir para dois abrigos temporários. Em Barra Mansa, as chuvas prejudicaram 314 pessoas, deixando 91 desalojadas em 38 localidades. Em São Gonçalo, cinco abrigos temporários estão atendendo 315 desabrigados e aproximadamente 900 pessoas desalojadas.

A campanha de doação para as vítimas do temporal já arrecadou 1,3 tonelada de alimentos não-perecíveis e mais de 2,5 mil peças de roupa. A ação começou ontem (10). Ainda há necessidade de obter mais cestas básicas, colchões e colchonetes, água potável, produtos de limpeza e de higiene, além de caixas de papelão.

A secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Fabiana Bentes, disse que a pasta está trabalhando ao lado dos municípios atingidos para identificar famílias que necessitam do apoio. “Estamos felizes com as doações. É uma forma de minimizar o impacto dessa tragédia na vida dessas pessoas”, avaliou.

“Colocamos à disposição o trabalho de nossa equipe e nossas instalações para arrecadar doações que serão destinadas aos necessitados através da secretaria. Muitos parceiros públicos e privados se uniram a nós para, juntos, minimizarmos o sofrimento das vítimas dessa catástrofe”, disse a diretora executiva do RioSolidario, Juliana Dias, que também participa da campanha de doação.

Postos de coleta

Cinco unidades da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), instituição vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação estão recebendo as doações para as vítimas da chuva. Os itens podem ser doados até o próximo dia 24, das 9h às 17h. Todo material arrecadado será encaminhado ao RioSolidario.  Os pontos de coleta são:

Faetec João Luiz do Nascimento – Rua Luiz de Lima, 272 – Centro – Nova Iguaçu.

Faetec Ferreira Viana – Rua General Canabarro, 291 – Maracanã.

Faetec Silva Freire – Rua João Vicente, 2.151, Deodoro.

Faetec Amaury Cesar Vieira – Rua Mil e Quinze, s/nº – Volta Grande – Volta Redonda.

Faetec Santa Cruz – Largo do Bodegão, 46 – Santa Cruz.

Edição: Sabrina Craide