Novo livro de Ramiro Becker mostra importância do planejamento e sucessão em empresas familiares

9 de maio de 2019 0 Por raysantos

Obra tem prefácio de Herbert Steinberg, chairman da MESA Corporate Governance e um dos mais renomados consultores

São Paulo, maio de 2019 – O advogado e escritor Ramiro Becker aposta em uma visão simples e didática para debater o desenvolvimento das empresas familiares brasileiras em seu novo livro “Empresas Familiares: Planejamento e sucessão empresarial”. No livro, Becker traça um comparativo sobre a legislação e o modelo de gestão de empresas familiares do Brasil com países como Portugal e Estados Unidos para explicar porquê alguns grupos ainda sobrevivem com regras rudimentares. O prefácio é assinado pelo chairman da consultoria MESA Corporate Governance, Herbert Steinberg, um dos mais renomados especialistas em termas de governança e sucessão de empresas familiares.

O tema do livro é de muita relevância para a grande parte dos empresários brasileiros, afinal, uma fatia considerável das empresas em operação no País possui origem familiar. Segundo a obra, 80% das 19 milhões de empresas existentes no Brasil são de base familiar e representam cerca de 50% do PIB nacional, gerando em torno de 60% dos empregos em todo o País. Desse total de empresas familiares, 76% delas permanecem, ainda, no controle da família do fundador. “Boa parte dessas empresas ainda não conhece ou estão na fase inicial sobre o quesito governança corporativa, planejamento sucessório e proteção patrimonial dos sócios, herdeiros e sucessores”, escreve Becker.

Para Steinberg, ainda há no mercado uma falta de conhecimento sobre as consequências das escolhas sobre as relações pessoais, societárias e empresariais. Organizar as relações de poder, dinheiro e afeto é, na opinião do especialista, o que pode definir o sucesso e o fracasso das empresas.  “Há algum tempo sentia falta de algo direto, didático, simples, que pudesse me apoiar nos meus trabalhos como consultor, conselheiro, professor e escritor na área de governança corporativa e familiar, que milito”, escreve o chairman da MESA.

A intenção de Becker é apresentar conceitos e soluções práticas para a estruturação e planejamento de uma sociedade empresarial familiar. O livro é voltado para os membros das empresas, fundadores, herdeiros sucessores, agregados e executivos.

Sobre o autor

Ramiro Becker é formado em Direito pela Associação de Ensino Superior de Olinda (AESO) e possui Pós-graduado em Direito Civil-Empresarial pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Em 2002, fundou o Becker Advogados, um dos escritórios boutique mais conceituados de Recife.

Sobre a MESA

Primeira consultoria brasileira a se dedicar com prioridade à dimensão humana da governança corporativa, que envolve os relacionamentos entre Conselho de Acionistas/Cotistas, Conselho de Administração, Conselho de Família e o principal executivo de uma empresa. A empresa é constituída por uma equipe de consultores especialistas e experientes que atendem às necessidades nos diferentes momentos de modernização de empresas de origem familiar ou multissocietárias, quer sejam de capital fechado ou com ações listadas em bolsas de valores. Também é filiada às seguintes entidades e instituições: AMCHAM Brasil, IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa, ICGN – International Corporate Governance Network, FBN – Family Business Network e NACD – National Association of Corporate Directors.

Sobre o livro

Título: Empresas Familiares – Planejamento e Sucessão Empresarial

Autor: Ramiro Becker

Selo: Bonecker

ISBN: 978-85-93479-97-7

Formatos: Impresso e E-book

Páginas: 108

Gênero: Negócios

Lançamento: Março de 2019

Preço de capa impresso: R$ 62,00

Preço e-book: R$ 55,00

Vendas: https://www.lojabonecker.com.br/empresas-familiares-planejamento-e-sucessao-empresarial

uc?export=download&id=0B638PRoLroMuRVN4RXp0YjNhOGs&revid=0B638PRoLroMucUhKVkpSMFdTOGJObzg3aUgxQ0gzRDh6M1owPQ