Festival ABCR 2019 debaterá sustentabilidade financeira do 3º Setor

16 de maio de 2019 0 Por daniel
A mais importante conferência de captação de recursos da América Latina, e uma das principais no mundo, está na 11ª edição e acontece em São Paulo, nos dias 09, 10 e 11 de junho de 2019. O Festival ABCR reunirá especialistas nacionais e internacionais para debater sobre a sustentabilidade financeira do Terceiro Setor e a mobilização de doações para causas. CREDENCIAMENTO IMPRENSA: Os jornalistas deverão solicitar o credenciamento pelo e-mail imprensa@sators.com.br (Jornalista Eliane Jerônimo Bueno). É necessário informar: nome, função, veículo e contatos de cada profissional que desejar realizar o credenciamento.
O Festival ABCR 2019, maior conferência de captação de recursos da América Latina e uma das principais no mundo, será realizado nos dias 09, 10 e 11 de junho de 2019, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.Iniciativa da ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos, a 11ª ediçãodo eventoreunirá especialistas nacionais e internacionais, sendo mais de 100 palestrantes, no total. O Festival terá 85 sessões voltadas para atender os diferentes níveis de conhecimento dos participantes (inicial ou básico, avançado e internacional), com temas nos seguintes eixos: Comunicação e Engajamento; Cultura de Doação; Geração de Renda e Negócios de Impacto; Gestão e Liderança; Parcerias Empresariais; Mobilização de Muitos; Transparência e Confiança; Tecnologias Emergentes; Mobilização de Grandes Valores; Marco Regulatório. “O Festival ABCR 2019 contará com sessões paralelas, mesas de debate, masterclasses, plenárias e sessões magnas. Sem dúvida, o evento é um marco no setor de captação de recursos e no debate sobre a sustentabilidade financeira do setor, com destaque internacional”, cita o diretor executivo da ABCR, João Paulo Vergueiro. Sob o tema O Futuro da Captação de Recursos no Brasil do Futuro, o Festival tem o objetivo de debater e trocar conhecimento sobre como mobilizar mais recursos para as organizações da sociedade civil e as causas. O evento, divulgado para as 800 mil organizações da sociedade civil brasileira reunirá mais de 600 participantes, superando as edições anteriores.
Programação internacional
Cinco palestrantes internacionais participam do evento, como opresidente da IMAGINE Consultores,Roberto Soto Acosta.
“O Festival ABCR é extremamente importante na América Latina e nos países em desenvolvimento. É um lugar onde profissionais responsáveis por captar recursos para milhares de organizações, no Brasil, têm uma oportunidade única de compartilhar suas experiências, forças e suas esperanças, ao mesmo tempo em que aprendem uma variedade de maneiras inovadores e práticas para garantir recursos de várias fontes no Brasil e além. Qualquer um participante do Festival ABCR, seja do Brasil ou de outras partes das Américas e Caribe, claramente vai se beneficiar muito da experiência”, comenta Acosta, que palestrará sobreÉtica na captação: Confiança, Transparência e Accountability. Palestras internacionais
1º dia (10 de junho)
11h – De captadores para Design Thinkers? Incorporando novas maneiras de pensar para melhorar o que fazemos. Palestrante: Diana Garcia, Consultora do Programa de Fortalecimento da Sustentabilidade Institucional – Misereor; 14h – Ética na captação: Confiança, Transparência e Accountability.
Palestrante: Roberto Soto Acosta, presidente da IMAGINE Consultores, LLLC San Juan de Puerto Rico; 15h30 – Comprando pode: a questão da dinâmica do doador.
Palestrante: Heather R. Hill, presidente do conselho CFRE International; 17h30 – #diadedoar: a campanha que está mudando o Brasil e o Mundo.
Palestrante: Roberto Soto Acosta, #GivingTuesday, Porto Rico, e Sara Mota, #diadedoar. 2º dia (11 de junho)
9h – Os desafios na implantação de setores de captação em organizações de base. Palestrante: Claudia Fix, assessora de captação de recursos para as organizações parceiras – Misereor;

10h30 – Fundraising em tempos de mudança – O projeto Misereor no México.
Palestrante: Juan Manuel Maya, consultor do Programa de Fortalecimento da Sustentabilidade Institucional – Misereor, México.

Palestras Magnas
O evento contempla as Palestras Magnas, com destaque para:
10/06 – Encerramento, às 19h: O que tá rolando na captação de recursos pelo mundo: Brasil, EUA, Alemanha e Argentina? Palestrantes: Márcia Woods, presidente do Conselho da ABCR; Heather R. Hill, presidente do Conselho da CFRE International e vice-presidente do Concordia College, em Nova York; Diana Garcia, consultora do Programa de Fortalecimento da Sustentabilidade Institucional de Misereor (para a Argentina, Brasil e Mexico); Claudia Fix, Assessora de captação de recursos para as organizações parceiras da Misereor – Brasil. A Programação completa do Festival ABCR 2019 está disponível em: festivalabcr.org.br/programacao-completa/ e a grade pode ser acessada por meio do link: festivalabcr.org.br/grade/ Apoiadores, patrocinadores e expositores
O Festival ABCR 2019 conta com o Patrocínio Prata da Trackmob; Patrocínio Bronze da Nelson Wilians Advogados, Criando, Doação Solutions e Esolidar.
Expositores confirmados: Doare, WA Contact Center; Social Docs; Ubuntu Projetos; Audisa; Instituto Filantropia; CRCB (Captação de Recurso para o Carnaval Brasileiro); Consultoria ECO; e Umbigo do Mundo.
Apoiadores Institucionais: Audisa; Club de Fundraising; Escola Aberta; Ficas; GIFE; Instituto do Desenvolvimento Social (IDIS); Doar; Nossa Causa; Observatório do Terceiro Setor; e Rede Filantropia.
SERVIÇO
Festival ABCR 2019
Data: 09, 10 e 11 de junho de 2019
Local: Centro de Convenções Frei Caneca, São Paulo/SP
Mais Informações:www.festivalabcr.org.br
Inscrições:festivalabcr.org.br/inscricoes/
Promoção e Organização: Sator CREDENCIAMENTO IMPRENSA: Os jornalistas deverão solicitar o credenciamento pelo e-mail: imprensa@sators.com.br (Jornalista Eliane Jerônimo Bueno). É necessário informar: nome, função, veículo e contatos de cada profissional que desejar realizar o credenciamento.
Sobre o Festival ABCR
A ABCR – Associação Brasileira de Captadores de Recursos é uma associação civil sem fins lucrativos, que atua pela promoção da sustentabilidade do Terceiro Setor e pelo desenvolvimento da captação de recursos das organizações da sociedade civil. A ABCR é composta por profissionais associados, sendo composta por uma rede de captadores e mobilizadores associados, somando 330 membros dos diferentes Estados do país. Fundada em 1999, a ABCR desenvolve projetos como o Festival ABCR, os Cursos ABCR, a Captamos e ações de advocacy como o Marco Bancário da Doação e o #diadedoar,. Há 11 anos, a ABCR realiza o Festival ABCR, iniciativa que tem o objetivo de debater e trocar conhecimento sobre como mobilizar mais recursos para as organizações da sociedade civil e as causas. O Festival é o maior evento de captação de recursos da América Latina. CFRE
Os participantes do Festival ABCR receberão 16 pontos que poderão ser utilizados para emissão da certificação internacional CFRE, mais importante diploma existente na captação de recursos, sendo que mais de 5.000 profissionais em todo o mundo são certificados CFRE.