ABIMAPI e Apex-Brasil projetam mais de R$ 5 milhões em novo acordo setorial

11 de setembro de 2019 0 Por daniel

Com vigência de 2019 a 2021, a parceria por meio do projeto setorial Brazilian Biscuits, Pasta and Industrialized Breads & Cakes prevê a participação em oito das principais feiras mundiais do setor, com ações de promoção e competitividade para exportação

A Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI) acaba de renovar a parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), por meio do projeto setorial Brazilian Biscuits, Pasta and Industrialized Breads & Cakes. O novo convênio, com vigência de 2019 a 2021, prevê o investimento total de R$ 5.033.823,87, 22% de aumento frente ao contrato anterior, firmado em 2017.

Este valor será investido em sete das principais feiras mundiais do setor, com ações de promoção, capacitação e competitividade para exportação em oito países-alvo: Angola, China, Chile, Colômbia, Emirados Árabes, Estados Unidos, Nigéria e Peru.

Além de oportunidades com os produtos do setor, a ABIMAPI e a Apex-Brasil dedicarão ainda mais esforços para fortalecer os produtos Free From (alimentos sem açúcar, lactose, glúten, transgênicos, agroquímicos) que passa por uma fase de ascensão em todo o mundo. O projeto, portanto, proporcionará plataformas adequadas para o grupo como: Missões Empresariais para os Estados Unidos, participações em feiras internacionais como a Natural Expo West e Summer Fancy Food, além de Rodada de Negócios na principal feira do segmento da América Latina realizada anualmente em São Paulo, a Natural Tech e Bio Brazil Fair.

O cenário internacional é bastante promissor: durante o primeiro semestre deste ano, as três categorias representadas pela entidade exportaram 32,9 mil toneladas de produtos e movimentaram US$ 60,3 milhões em vendas. “Neste mesmo período, somente as 66 empresas participantes do projeto setorial representaram mais de 60% do total exportado, equivalente a US$ 37,8 milhões de faturamento. Foram mais de 80países nos cinco continentes que abriram as portas para os nossos produtos”, contextualiza Claudio Zanão, presidente-executivo da ABIMAPI.

Até o fim deste novo convênio, a meta é superar os US$ 100 milhões em exportações sob a previsão de crescimento anual médio de 6% no período. ” Esperamos alcançar 76 empresas participantes do projeto, sendo 44 exportadoras e 15 empresas entre as de produtos Free From. Para atingirmos este objetivo, desenvolveremos ações específicas que atendam as demandas dos compradores internacionais, auxiliando nossos fabricantes a adequarem seus produtos para exportação, a fim de ampliar as oportunidades”, finaliza Zanão.

Sobre a ABIMAPI

Uma das maiores associações alimentícias do País, a ABIMAPI representa mais de 100 empresas que detêm cerca de 75% do setor e geram mais de 100 mil empregos diretos. Só no Brasil, responde por um terço do consumo de farinha de trigo. Sua missão é fortalecer e consolidar as categorias de biscoito, macarrão, pão e bolo industrializados nos cenários nacional e internacional. Em parceira com a Apex-Brasil, desenvolve o projeto setorial para fomento da exportação, formado por 67 empresas brasileiras que anualmente exportam para mais de 80 países.

Site: www.abimapi.com.br/

Sobre a Apex-Brasil

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência apoia 12.000 empresas em 82 setores da economia brasileira, que por sua vez exportam para cerca de 200 mercados. A Apex-Brasil também desempenha um papel fundamental na atração de investimento estrangeiro direto (IED) para o Brasil, trabalhando para identificar oportunidades de negócios, promovendo eventos estratégicos e dando apoio aos investidores estrangeiros interessados em alocar recursos no Brasil.

Site: www.apexbrasil.com.br