Obra lançada hoje na Exposibram 2019 aborda urgência das mineradoras fortalecerem a confiança e o relacionamento com as comunidades

11 de setembro de 2019 0 Por daniel

O livro apresenta a Licença Social para Operar – LSO como estratégia para relacionamento com comunidades amplamente adotada por empresas do Canadá e Austrália, mas que, frente a vulnerabilidade social das comunidades brasileira precisa ser repensada. 

Nesta quarta, dia 11, a Exposibram 2019 – Expo e Congresso Brasileiro de Mineração recebe a autora Ana Lúcia Frezzatti Santiago, Diretora da ESA Socioambiental Consulting e Doutora em Licença Social para Operar.

A autora lançará o seu novo livro intitulado ‘Licença Social para Operar e Avaliação de Impacto Social’. A obra é fruto de uma ampla pesquisa sobre o tema, envolvendo estudos de especialistas do Canadá e Austrália, líderes no assunto e após comparar com o contexto brasileiro foi possível gerar novos modelos de gestão, além de críticas ao uso da LSO em países em desenvolvimento que apresentam alto índice de vulnerabilidade social.          

O livro traz um olhar crítico para a LSO à luz dos crescentes desafios nas relações entre empresas de mineração e comunidades locais e apresenta modelos e índices de gestão que integram as características específicas do contexto local e facilitam o envolvimento das comunidades locais, resultando em uma confiança crescente na empresa para uma LSO mais robusta. 

Participação da autora (cachecol na ponta) em projetos de relacionamento com comunidades. Foto: Divulgação

 “O setor mineral em âmbito mundial enfrenta desafios relacionados à confiança e aos impactos das suas operações. Os impactos do setor mineral, já bastante conhecidos, assumem uma nova dimensão devido à proporção que adquirem quanto à impossibilidade de cálculo e de controle. Acima de tudo, muitas vezes, transcendem jurisdições territoriais e avançam, no tempo, para outras gerações, como no caso das tragédias de Mariana (2015) e de Brumadinho (2019)”, afirma Ana Lúcia Frezzatti Santiago. 

Serviço: Lançamento do livro ‘Licença Social para Operar e Avaliação de Impacto Social’

Data: 11/09/2019

Local: EXPOMINAS – Estande IBRAM – Instituto Brasileiro de Mineração 

Horário: Às 19h

Endereço: Av. Amazonas, nº 6.200, Gameleira – Belo Horizonte MG

Inscrições: http://portaldamineracao.com.br/exposibram/

Acesso editora: bit.ly/2lAc67t

Sinopse do Livro:

A LSO passa a integrar a estratégia de negócio nas empresas, tornando-se parte do planejamento e do desenvolvimento das operações produtivas. Assim, faz-se necessária para a redução dos riscos associados à resistência da sociedade, a qual pode afetar diretamente a rentabilidade da empresa, provocar atrasos na produção, repercutindo em esferas de comunicação globais e provocando o aumento dos níveis de regulamentação governamental. Contudo, é importante compreender que a LSO vai além da gestão dos riscos, ela está diretamente relacionada com a gestão dos impactos causados pelo empreendimento e com a criação de benefícios locais que perdurem para além do ciclo de vida da operação. Focar apenas o risco social para o negócio e não o risco que os impactos do empreendimento representam para a comunidade induz a erros.

Sobre Ana Lúcia Frezzatti Santiago

Advogada, mestre e doutora em Economia, Empresa e Sociedade pela Universidade de Alicante, Espanha e FEI SP. Possui 20 anos de experiência de campo na atuação em projetos corporativos e pesquisas científicas sobre interações corporativa-comunitárias. 

Na área corporativa atuou no Sebrae, Instituto Camargo Correa, Shell Raízen, Instituto Votorantim, NEXA, CBA, Votorantim Cimentos, Yamana Gold e Vale. Atualmente é diretora da ESA Socioambiental Consulting e pesquisadora sobre LSO no pós-doutorado no Centro Universitário da FEI, onde integra o Grupo de Pesquisa sobre LSO. Em 2020 assumirá a coordenação de projetos na América Latina na VOCONIQ, startup australiana que atua em 09 países com empresas e comunidades, para a construção de confiança e fortalecer relacionamentos. A startup integra o órgão de pesquisa CSIRO do governo australiano. 

EXPOSIBRAM (local de lançamento do livro)

Acesso editora: bit.ly/2lAc67t