Psicóloga do Viver Bem da Unimed Andradina ministra palestra na ETEC

30 de setembro de 2019 0 Por daniel

Mais de 90 alunos participaram do encontro que teve suicídio como tema

Na última quinta-feira, 26, a psicóloga da Unimed Andradina, Laís Calvoso, continuou sua jornada de orientação e prevenção ao suicídio. Na oportunidade, mais de 90 alunos da ETEC “Sebastiana Augusta de Moraes” participaram de uma roda de conversa com a profissional e aprenderam, principalmente, a identificar uma pessoa potencialmente suicida e como ajudá-la.

Só no mês de setembro, destinado a prevenção do suicídio, a psicóloga participou de 6 eventos sobre o tema. “É importante que as instituições e empresas estão tendo a proatividade em abrir as portas para essa discussão. Felizmente, hoje temos pessoas capacitadas para falar sobre o assunto e, consequentemente, conceituar outros indivíduos na luta contra esse problema”, disse Laís.

Na ETEC, Calvoso, falou sobre automutilação e suicídio na adolescência, alertando os jovens para os sinais iniciais. “Infelizmente o suicídio é a segunda causa de morte no planeta entre pessoas de 15 a 29 anos. Um problema que podemos amenizar com conscientização, humanização e, principalmente, amor ao próximo”.

Os alunos tiveram uma participação ativa na palestra, trazendo à tona vivências, experiências e conhecimentos sobre o assunto. “A ideia era propor um encontro de mão dupla, onde passaríamos alguns conceitos, mas também ouviríamos os estudantes. Até porque, é um tema que gera muita dúvida e curiosidade”, finalizou a psicóloga da Unimed Andradina.

No final do encontro os alunos presentearam a psicóloga, Laís Calvoso, e a técnica de enfermagem do Viver Bem, Maria Madalena, com flores e certificado de participação.

7Even