BP Medicina Diagnóstica sedia a primeira radiofarmácia centralizada do País

2 de outubro de 2019 0 Por daniel

Iniciativa garante mais agilidade no diagnóstico e tratamento de doenças como o câncer

São Paulo, 02 de outubro o ano 2019 – A BP Medicina Diagnóstica, marca de diagnósticos da BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo, conta agora com uma radiofarmácia centralizada dentro da principal unidade da instituição localizada no bairro da Bela Vista, em São Paulo (SP), sendo a primeira nesse formato no Brasil. A iniciativa é resultado da parceria com o Grupo RPH, empresa brasileira que oferece serviços na área de Medicina Nuclear. Com isso, a aquisição dos radiofármacos, que são utilizados para diagnóstico e tratamento de diversas doenças, passa a ser mais ágil, garantindo uma maior cobertura na oferta de exames de Medicina Nuclear.

“Mesmo quando houver instabilidade no mercado fornecedor de radioisótopos, matéria-prima para a produção dos radiofármacos, nossa expectativa é manter a operação sem interrupções, permitindo a realização de todos os exames agendados”, explica Patrícia Holland, diretora-executiva da BP Medicina Diagnóstica.

Outros pontos positivos da radiofarmácia centralizada na BP são a rastreabilidade, desde a aquisição dos insumos até a administração da dose no paciente, mais segurança na identificação dessas doses e a alta qualidade dos serviços, ao atender os critérios mais exigentes estabelecidos pelas legislações nacional e internacional de boas práticas de manipulação, que regem a qualidade dessa atividade.

Mas o ganho para pacientes e médicos não está apenas numa maior agilidade ou cobertura de exames. A partir dessa parceria, a BP Medicina Diagnóstica passará a oferecer uma série de novos radiofármacos, que podem se tornar inovações importantes para o mercado de Saúde. “Essa parceria favorece o desenvolvimento de pesquisas clínicas para a busca de melhores opções terapêuticas para diferentes tipos de doenças, especialmente oncológicas e neurológicas, entre outras”, complementa a diretora-executiva da BP Medicina Diagnóstica.

Combate ao câncer de próstata

Um dos resultados práticos da radiofarmácia centralizada da BP Medicina Diagnóstica já está beneficiando pacientes, que agora contam com o [177Lu]-PSMA-1, que é um tratamento inovador para o câncer de próstata e suas metástases por meio do uso da molécula PSMA-1 marcada com lutécio radioativo.

“Para os pacientes com o tumor de próstata avançado ou metastático, resistentes à castração e que já haviam se submetido a quimioterapia e hormonioterapia, o tratamento com a molécula PSMA-1 marcada com lutécio radioativo se mostrou efetivo na redução do PSA, bem como no controle da doença” comenta o oncologista da BP João Navarro.

Como a molécula PSMA-1 é capaz de se ligar à proteína PSMA, que é encontrada em células malignas do câncer de próstata, ao marcar a molécula com o radioisótopo do lutécio, essa substância é absorvida, destruindo as células tumorais e reduzindo a progressão do tumor.

Sobre a BP – A Beneficência Portuguesa de São Paulo

A Beneficência Portuguesa de São Paulo agora é BP, um polo de saúde moderno e atualizado que valoriza a vida de todos e de cada um. Composto por 4 hospitais com foco em alta complexidade e que atendem diferentes perfis de clientes e outros 3 serviços que contemplam medicina diagnóstica, atendimento ambulatorial e educação e pesquisa, a BP compreende mais de 220 mil m² construídos, 7.500 colaboradores e 4.500 médicos distribuídos em 8 edifícios e cerca de 50 clínicas nos bairros da Bela Vista, onde são concentrados os serviços privados, e da Penha, onde são oferecidos os serviços para clientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O polo de saúde é composto pelo Hospital BP, referência em casos de alta complexidade, pronto-socorro geral e corpo clínico especializado para clientes de planos de saúde e particulares; pelo BP Mirante, hospital que oferece um corpo clínico renomado, pronto atendimento privativo, hotelaria personalizada e cuidado intimista para clientes particulares e de planos de saúde premium; pelo BP Essencial, hospital que tem foco na qualidade assistencial e oferece acomodações compartilhadas para clientes de planos de saúde básicos e particulares; pelo BP Hospital Filantrópico, que oferece cuidado humanizado e eficaz para clientes regulados pelo Sistema Único de Saúde (SUS); pela BP Medicina Diagnóstica, um completo e atualizado centro de diagnósticos e de terapias, que oferece exames laboratoriais, de imagem, métodos gráficos e de todas as outras especialidades diagnósticas; pelo BP Vital, um conjunto de iniciativas da BP com foco em promoção de saúde por meio do cuidado integral, num um olhar atento e acolhedor da instituição para fora dos seus muros, contribuindo para a melhoria das condições de saúde da população como um todo; e pela BP Educação e Pesquisa, tradicional formadora de profissionais de saúde que capacita profissionais por meio de cursos técnicos e de pós-graduação, residência médica, eventos científicos e é responsável por gerenciar mais de 100 estudos e pesquisas na área da saúde com o intuito de contribuir para a evolução da Medicina no País.

lLorente y Cuenca