HSM Expo 2019 reúne 6 mil participantes e anuncia destaques da próxima edição

8 de novembro de 2019 0 Por raysantos

Após reunir nomes como Yuval Harari, Ariana Huffington, William Kamkwamba e Sean Ellis, HSM prepara-se para celebrar a 20ª edição do evento mais importante de gestão da América Latina

Em mais uma edição de sucesso, com 6 mil participantes e 130 speakers ao longo de três dias, a HSM Expo 19 foi encerrada com nomes como Hugh Herr, Ariana Huffington, William Kamkwamba e Sean Ellis, marcando uma programação com histórias de vida inspiradoras.

Hugh Herr, chefe do grupo de pesquisa de biomecatrônica do MIT, contou como partiu da própria experiência para criar um trabalho capaz de transformar a vida de pessoas por meio da combinação entre fisiologia e tecnologia. Ele, que teve as pernas amputadas após um acidente de alpinismo, destacou que os avanços devem, em breve, nos tornar “ciborgues” cada vez mais integrados aos equipamentos tecnológicos. “Se já somos capazes de fornecer qualidade de vida às pessoas com mobilidade reduzida, imagine o que podemos fazer ao estender a capacidade física além nos níveis biológicos nas pessoas ‘normais’. Isso deve fazer com que sejamos capazes de alcançar objetivos que, à primeira vista, podem parecer impossíveis”, destacou.

O lado positivo do acesso à tecnologia também foi abordado por William Kamkwamba, engenheiro conhecido pelo potencial de inovação que inspirou o filme “O menino que descobriu o vento”. Ele destacou a importância do acesso à informação para o desenvolvimento social e para a disrupção. “Muitas pessoas têm receio de inovar porque acham que a solução a que estão dedicadas é muito pequena. Nós frequentemente duvidamos de nós mesmos e temos que sair desse estado. A inovação não é algo distante, mas sim qualquer ideia que resolva um problema que você tem”, frisou.

Contudo, todo avanço tecnológico traz riscos e proporciona novas realidades. Se adaptar a elas é fundamental, mas nem sempre é um processo fácil. Para mostrar o outro lado do que os bits e bytes têm causado na vida humana, Arianna Huffington, fundadora do The Huffington Post e CEO da Thrive Global, alertou para as consequências que uma vida 100% conectada trazem para o mercado de trabalho. “Em 2007, eu tive um colapso por exaustão. E passei a refletir sobre o tema, chegando à conclusão de que geralmente a gente reduz o sucesso a duas métricas: dinheiro e poder. Isso não é uma vida completa. A terceira métrica inclui o bem-estar, sabedoria e capacidade de tomar decisões. Nós não podemos negligenciar esse terceiro fator se quisermos ter uma vida completa”, afirmou.

O último dia da HSM Expo também contou com Sean Ellis, considerado o pai do growth hacking, que comentou sobre as estratégias que criam companhias disruptivas não só para seu próprio setor, mas para diferentes áreas, como Facebook e Uber.

“Para ser eficiente são necessárias três coisas: mindset de crescimento, foco em dados e missão compartilhada. É necessário estabelecer métricas atreladas à missão da companhia para obter sucesso sustentável e verdadeiro”, finalizou.

DNA 2020 – No próximo ano, a HSM Expo chega à sua 20ª edição abordando as mudanças do ser humano e de que maneira o nosso DNA vai além das definições contidas em qualquer livro de biologia. Com as palavras-chave Diversidade, Neo-humanismo e Ambidestria, a edição 2020 já tem como speakers confirmados nomes como Amy Webb, Charles Duhigg, Efosa Ojomo, Jeffrey Pfeffer, Henry Timms, Jeremy Heimans, Jonathan Zittrain e Porter Erisman.

Considerada uma das principais analistas de tendências da atualidade, Amy Webb é fundadora do Future Today Institute, organização que ajuda corporações, governos e startups a se prepararem para futuros complexos. Já Charles Duhigg, outro confirmado, é autor do best-seller O poder do hábito, que explora a ciência da formação dos hábitos no cotidiano, nas empresas e na sociedade em geral.

A interseção entre inovação e desenvolvimento econômico, incluindo prosperidade e alívio da pobreza, serão temas abordados por Efosa Ojomo, Mestre em Administração de Empresas pela Harvard Business School e pesquisador do Instituto Clayton Christensen de Inovação Disruptiva. As práticas ultrapassadas de gestão que têm prejudicado as organizações serão o mote de Jeffrey Pfeffer, considerado um dos maiores nomes em Gestão de Pessoas do Mundo e autor de Morrendo por um salário.

As novas ordens de poder no mundo hiperconectado serão os temas de Henry Timms, presidente e CEO do Lincoln Center, considerado um dos centros mais criativos da atualidade, e Jeremy Heimans, cofundador e CEO da Purpose, organização com sede em Nova York que forma e apoia movimentos sociais em prol de um mundo mais aberto, justo e habitável. A ética e a privacidade na era data driven também estarão em discussão guiada por Jonathan Zittrain, referência internacional em controle de propriedades e conteúdos digitais. A redefinição do rumo dos negócios a partir do exemplo chinês do Alibaba Group estará no centro da palestra promovida por Porter Erisman, que foi vice-presidente do grupo por oito anos.

“Ao longo de 19 anos, a HSM Expo tornou-se um importante centro de discussão entre líderes, executivos e os principais nomes que pensam em negócios e inovação no mundo. Na próxima edição, vamos abordar como a evolução de desenvolvimento de nossas habilidades e virtudes pode construir carreiras inspiradoras, lideradas pelo exemplo e com respeito às diferenças”, afirma Reynaldo Gama, CEO da HSM.

A próxima edição da HSM Expo acontecerá nos dias 9, 10 e 11 de novembro, no Transamérica Expo.

Sobre a HSM

Empresa de experiências educacionais transformadoras e conteúdo de excelência em gestão, organizada como uma plataforma que potencializa a conexão de pessoas e organizações. Para outras informações, acesse www.hsm.com.br/

Informações para imprensa:

Mayara Altebarmaquian | Veridiana Novaes

hsm@maquinacohnwolfe.com

Máquina Cohn & Wolfe