Presídio de Caarapó conquista espaço em feira local para exposição de peças artesanais confeccionadas por reeducandos

Presídio de Caarapó conquista espaço em feira local para exposição de peças artesanais confeccionadas por reeducandos

8 de novembro de 2019 0 Por raysantos

Caarapó (MS) – Como forma de divulgar e ampliar os trabalhos artesanais realizados por internos, o Estabelecimento Penal Masculino de Regime Fechado de Caarapó realizará exposições mensais na feira, que acontece na praça central da cidade. As peças, feitas principalmente em madeira, serão exibidas e comercializadas todas as últimas quintas-feiras de cada mês. O lançamento da exposição foi no dia 31 de outubro.

Denominada “Construindo a Liberdade”, a iniciativa é fruto de uma parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), por meio da direção do presídio, e a Prefeitura Municipal de Caarapó, que cedeu o espaço. Além disso, conta com o apoio do Poder Judiciário, Ministério Público e Conselho da Comunidade de Caarapó.

Dentre os produtos em madeira confeccionadas pelos reeducandos estão casinhas de cachorro e jogos de mesa e cadeiras, enfeites etc. O objetivo é arrecadar fundos para aquisição de insumos e ampliar a capacidade de produção do setor de artesanato do presídio, possibilitando que mais custodiados trabalhem. Toda a prestação de contas será feita aos órgãos parceiros.

Conforme o diretor do presídio, João José Rauber, a intenção é diversificar a exposição, incluindo peças em gesso. “Essa iniciativa é muito importante, já que aumenta a proximidade da população com os trabalhos que são confeccionados na unidade penal, incentivando mudança de comportamento e novos valores aos apenados”, afirmou.

O Estabelecimento Penal Masculino de Regime Fechado de Caarapó foi assumido há dois anos e várias ações vêm sendo desenvolvidas, entre elas, a produção de hortaliças que são doadas à comunidade local; além de ações de saúde com os reeducandos e outras melhorias estruturais e de segurança.

Texto: Tatyane Santinoni – Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen)

Fotos: Divulgação