Professora da UFSCar lança livro que aborda tradutores e intérpretes de Libras no cotidiano escolar

28 de novembro de 2019 0 Por raysantos

Lançamento acontece no dia 7 de dezembro, em Campinas

A docente da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) Diléia Aparecida Martins, do Departamento de Psicologia (DPsi), está lançando o livro “Cenas do cotidiano escolar: tradutores e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa no Ensino Fundamental e Médio”, publicado pela Editora CRV.
A ideia da obra surgiu a partir da constatação, pela autora, da necessidade de materiais pedagógicos para uso em cursos de formação de tradutores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) embasados em uma proposta educacional antirracista. “Além disso, ao longo das aulas ofertadas na Universidade pude perceber que os alunos compreendiam melhor o assunto se inseridos em relatos do cotidiano escolar pela ótica do intérprete de Libras. Assim, ao longo do pós-doutorado, com uma pesquisa relacionada à formação desses profissionais em cursos de graduação ofertados por universidades públicas brasileiras, me senti motivada a produzir essa obra”, relembra a autora.

O livro trata do cotidiano escolar e da prática da tradução e interpretação na segunda etapa do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. “Escolhi mostrar a escola viva e real situando nas ‘cenas’ as diferenças étnicas e linguísticas. Assim, é possível identificar no livro uma abordagem teórico-prática da tradução intermodal e intersemiótica em articulação ao ensino bilíngue, no cenário sociolinguístico da educação escolar”, explica Martins.

A publicação tem dez capítulos distribuídos em duas partes. A primeira evidencia os conceitos teóricos fundamentais na discussão contemporânea na área de tradução e interpretação em Libras em sua interface com a sociolinguística, bilinguismo e multilinguismo.

A segunda parte aborda o planejamento escolar e documentos que subsidiam a prática docente. Destacam-se aspectos relativos ao Ensino Médio e desafios que tangenciam o trabalho nessa etapa da escolarização, o uso das tecnologias da informação e comunicação integradas ao registro de imagens e vídeos compatíveis com a modalidade linguística da Libras.

Como primeira referência disponível no mercado para o trabalho de tradução e interpretação na segunda etapa do Ensino Fundamental e Ensino Médio, a obra é voltada para profissionais da educação, tradução e interpretação de Libras e Língua Portuguesa e demais pessoas interessadas no tema.

O lançamento do livro acontece no dia 7 de dezembro, às 15h30, na Livraria Leitura do Shopping Dom Pedro, em Campinas. Mais informações podem ser obtidas no site www.editoracrv.com.br.

anexos:

  1. Capa do livro. (Imagem: Reprodução)