Chá nosso de cada dia

Chá nosso de cada dia

10 de fevereiro de 2020 0 Por daniel

Bebida pode trazer muitos benefícios à saúde

Além de saborosos, os chás, podem trazer inúmeros benefícios à saúde. Feitos à base de ingredientes naturais, como plantas, ervas flores, frutas e especiarias, essas bebidas podem oferecer nutrientes que ajudam no bom funcionamento do organismo, promovem a sensação de relaxamento, além de prevenir e auxiliar no tratamento de muitas doenças. 

A bebida pode ser grande ainda grande aliada na recuperação de algumas patologias, como gripes, resfriados, dores de cabeça, estômago, cólicas menstruais, entre outros.

Encontradas em quase todos os mercados, as ervas utilizadas no preparo de chás são vendidas em forma de sachês, ervas frescas, desidratadas ou em cápsulas. Apesar das várias opções disponíveis, o ideal é utilizar as folhas das plantas, sempre que possível, e consumi-lo logo após o preparo para preservar todas as propriedades. 

De acordo com a nutricionista da Unimed Campo Grande, Jackeline Stacy Ponciano, alguns chás são mais populares e, portanto, uns dos mais consumidos. São eles: 

Cidreira– ajuda a diminuir o nervosismo, reduzir a compulsão pela comida, auxilia contra a insônia, cólicas no ventre e gases. 

Camomila – auxilia na digestão, alivia cólicas abdominais, náuseas e diarreia. Também indicado como calmante para insônias e nervosismo.

Erva-Doce – alivia cólicas menstruais, de recém-nascidos e abdominais, além de auxiliar a má digestão. 

Hortelã – atenua azia, gases e cólicas, alivia asma e bronquite. 

Maçã – sedativo, digestivo, antidiarreico, descongestionante gripal, purificador, estimulante e indicado nos casos de colite. 

Verde – possui efeito termogênico, ajudando na queima de gorduras, além de acelerar o metabolismo e prevenir o envelhecimento precoce. 

Boldo – Ajuda na digestão, aumenta a produção da bílis eliminando gases, pedras na vesícula e no combate às lesões do fígado e do baço. 

Alecrim – indicado para estresse físico e mental, depressão, gota e reumatismo, além de facilitar a digestão. 

Branco – acelera o metabolismo e a queima de gordura, ajuda a prevenir cáries, tem ação anti-inflamatória e antigripal, ativa o sistema imunológico e regenera a pele, atua na diminuição das taxas de LDL (colesterol). 

Preto – inibe processos iniciais de cancro e reduz o tamanho de tumores já formados, previne doenças coronárias, reduz o colesterol e contribui para a saúde oral, reduzindo a sensibilidade dos dentes e o mau hálito. 

Embora sejam produtos naturais, os chás devem ser consumidos com moderação. “Tudo em excesso faz mal, portanto, cada indivíduo não deve ultrapassar duas ou três xícaras diárias de cada erva, a não ser que tenha a indicação de um especialista para consumo superior”, destaca a nutricionista. 

Stacy destaca que mesmo sendo naturais, é preciso estar atento, pois algumas ervas possuem contraindicações. “Mesmo sendo preparados à base de ingredientes naturais, alguns chás são contraindicados em alguns casos. Por isso a importância de consultar um médico antes do consumo contínuo”, pontua.

Comunicação Unimed Campo Grande – MS