Consumir frutas da estação traz muitos benefícios para a saúde

Consumir frutas da estação traz muitos benefícios para a saúde

12 de fevereiro de 2020 0 Por daniel

Além de mais saborosas, o preço de mercado diminui bastante 

Presente na mesa de boa parte das pessoas, as frutas, além de muito saudáveis, são refrescantes, nutritivas, saborosas e de baixo valor calórico. Sem contar que possuem altos índices de fibras, que auxiliam no funcionamento do intestino, fornecem energia, auxiliam na prevenção de doenças pelo seu alto teor de nutrientes, como vitaminas, fibras e minerais, evitando doenças crônicas, são ricas em antioxidantes e possuem alto teor de água. 

Portando, para quem busca hábitos alimentares saudáveis, ou até mesmo a perda de peso, as frutas são grandes aliadas na alimentação diária.   

Mas, consumir as frutas da época pode trazer ainda mais benefícios, a começar pela economia na hora de fazer as compras, já que o valor de mercado cai significativamente. Além disso, como precisam de menos defensivos agrícolas para serem produzidas, ficam mais saborosas e nutritivas. 

De acordo com a nutricionista da Unimed Campo Grande, Allessyane Cleyti, na época mais quente do ano, o verão, há inúmeras frutas da estação disponíveis nos mercados e feiras. “Nessa época do ano encontramos com mais facilidade melão, mamão-papaia, pêssego, ameixa, morango, melancia, damasco, figo, cereja, coco, carambola, caju, abacaxi, uva, maracujá, abacate, jaca, manga e graviola”, descreve. 

Já em Mato Grosso do Sul, segundo ela,prevalecem as frutas do Cerrado. “Uma bastante comum e típica da região é a guavira, riquíssima em vitamina C e minerais, como o magnésio, cálcio, fósforo e zinco. Temos também a bocaiuva, um coquinho produzido por uma palmeira, rico em potássio e cálcio, o buriti, ricoem vitaminas A, B e C, cálcio, ferro e proteínas, podendo ser consumido natural, em algumas preparações culinárias e também medicinalmente, pois, apresenta características cicatrizantes, vermífugas e energéticas naturais, e o baru, com sua amêndoa bastante nutritiva, rica em vitamina E e alto poder antioxidante e anti-inflamatório, além de possuir ômega 3, 6 e 9. 

Para pessoas que não possuem nenhuma restrição alimentar, a orientação é que se consuma pelo menos uma porção diária de três unidades de frutas, preferencialmente de cores diferentes.

Apesar de não ter contraindicações, a profissional faz um alerta. “As frutas devem ser consumidas com moderação, pois o consumo em excesso também pode levar ao ganho de peso exacerbado. Com exceções de casos específicos, onde a pessoa apresente alguma patologia associada, como Diabetes, Hipervitaminose (condição na qual o indivíduo apresenta altos níveis de vitaminas, ocasionando sintomas tóxicos), geralmente são restringidas frutas que apresentam maior concentração de frutose e vitaminas nas quais o consumo deve ser evitado pelo individuo”, pontua.

Mude1Hábito – Pensando em incentivar os colaboradores a consumir frutas no café da manhã, a Unimed Campo Grande lançou a ação “Troque o Pão por Uma Fruta”. A ação faz parte do Movimento Mude1Hábito das Unimeds  e a ideia é que às segundas-feiras, todos que tomam café da manhã na cooperativa substituam o pão francês por uma das frutas disponíveis, visando garantir mais saúde e qualidade de vida às pessoas. 

Agora que você conhece os benefícios de consumir frutas diariamente, que tal mudar mais esse hábito e substituir alimentos mais calóricos por uma porção de frutas? Seu corpo com certeza sentirá a diferença. 

Comunicação Unimed Campo Grande – MS