Neste sábado, 42 mil postos de saúde abrem para vacinar crianças e jovens

15 de fevereiro de 2020 0 Por raysantos

O Dia “D” de mobilização nacional contra o sarampo acontece neste sábado (15) em todo o país. Nesta etapa da campanha devem ser vacinadas crianças e jovens de 5 a 19 anos de idade. Até o dia 13 de março, a meta do Ministério da Saúde é vacinar 3 milhões de pessoas nesta faixa etária.

>> Confira a matéria

“Não é possível termos um óbito sequer de uma criança ou em outra faixa etária por falta de vacinação. Essa é uma responsabilidade de todos”Luiz Henrique Mandetta

Ministro da Saúde


Para sensibilizar pais e responsáveis sobre os riscos de não vacinar seus filhos e que a doença é grave e pode matar, o Ministério da Saúde lançou nesta semana a campanha “Mais proteção para a sua família”

O SARAMPO TEM ALTO NÍVEL DE TRANSMISSÃO“Uma pessoa infectada com a doença pode transmitir para até outras 18 pessoas. Já o novo coronavírus transmite para até duas pessoas, segundo estudos feitos até o momento, visto que a transmissão ocorre por gotículas (pequenas partículas de saliva e secreções nasais)”, exemplifica o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson Kleber

Para saber mais sobre a doença, sintomas, diagnóstico e tratamento no SUS, ouça o podcast Pausa para a Saúde.

CRIANÇAS E JOVENS ENTENDEM O QUANTO O SARAMPO É PERIGOSO?

A estudante Geovana Gaspar, 13 anos, teve a doença quando tinha 7 anos, e conta o que lembra e o que sabe sobre o sarampo. A estudante Maitê Fonseca, 8 anos, nunca ouviu falar sobre a doença. Para Drielli Viega, 19 anos, o sarampo é transmitido pela saliva, através de compartilhamento de toalha, roupas ou qualquer coisa que esteja contaminada. Os técnicos do Ministério da Saúde ajudam a esclarecer o que foi dito, corrigindo ou completando as informações.

>> Confira a matéria

Para não receber mais nossas notícias Clique Aqui