Giuliana Morgen desembarca na Argentina para sua estreia mundial na Junior

24 de fevereiro de 2020 0 Por daniel

Petropolitana participa do Abierto NOA XCO, que acontece neste fim de semana e abre o calendário de provas válidas para o ranking da UCI Juniors World Series XCO

San Pedro de Colalao, (ARG) – O carnaval de Giuliana Morgen, da Sense Factory Racing, será na Argentina. A mountainbiker petropolitana acaba de chegar às montanhas da cidade de San Pedro de Colalao, província de Tucumã, para aclimatação e treinos, no local onde irá competir neste final de semana, 23 e 24 de fevereiro, no Abierto NOA XCO, primeira prova válida do ranking da temporada 2020 da UCI Juniors World Series XCO.

Longe dos bloquinhos e confetes, mas focada na meta de pontuar na classificação da entidade máxima do ciclismo, Giugiu buscará resultados e experiência para seu principal objetivo da temporada – o campeonato mundial XCO, em junho, na Alemanha. “Para chegar bem lá, preciso participar ao menos de quatro provas internacionais. A pressão de obter resultados no exterior é diferente e, por isso, vou buscar bagagem e aprendizados, e não apenas resultados”, relata Morgen que competirá com a bike Sense Impact Carbon Evo.

Giugiu estreou em 2020 disputando o The Rock, tradicional prova de mountain bike que acontece em Santana do Parnaíba, na Grande São Paulo, em 09 de fevereiro. A atleta liderava o naipe feminino da competição, a frente das principais atletas de elite nacionais, quando a prova foi cancelada por um erro na orientação do percurso.

A atleta, que tem em seu currículo os bicampeonatos Brasileiro e Pan-americano, na categoria juvenil/ cadete feminina, além de vitórias na Sea Otter, na Califórnia, e na Copa Quebec, no Canadá, pretende incomodar suas adversárias na disputa de sua primeira prova na categoria Junior.

O Abierto NOA XCO, no circuito Campo Mayo, contará com 5.600 quilômetros de trilhas e com variação de altimetria de 1.200 metros no ponto mais alto (km 4,3) e 1.136 metros no ponto mais baixo (km 1,3). Entre as características principais do percurso estão: pista travada, subidas duras, com muitas pedras, cascalho e piçarras.

A prova é homologada como Class 1 –  provas de maior peso – dentro da classificação da União Ciclística Internacional, tanto para a Elite quanto para a Junior Series.

Sobre Giuliana Morgen

Giugiu, como é conhecida no universo MTB, apesar do DNA, só começou a competir em 2017. No seu calendário de estreia, faturou, na categoria sub15/infantil, a CIMTB – Copa Internacional de MTB –; a Maratona Internacional Estrada Real – Percurso reduzido; o Campeonato Estadual do Rio de Janeiro, Taça Brasil de Maricá-RJ (Infanto-juvenil), e o vice no Campeonato Brasileiro de XCO.

Na categoria juvenil, Giugiu desfilou em 2018 conquistando os principais títulos nacionais – Campeonato Brasileiro, Taça Brasil, Maratona Estada Real e CiMTB – além liderar o ranking juvenil feminino durante todo ano. Em 2019, passou a temporada em alto desempenho, ao mesmo tempo em que se preparava para a mudança de categoria – a Júnior, que disputa a partir de 2020.

Dentre os eventos do calendário nacional de MTB XCO, começou a temporada vencendo a 25ª Intercity, além das primeiras etapas da Oggi Marathon Cup e da Taça Brasil, em fevereiro. Em maio, ganhou o Campeonato Brasileiro de Short Track, na categoria Open feminino, dentro do Sense Extreme Days, em Lagoa da Prata. Em julho, levou o bicampeonato Brasileiro na categoria juvenil feminino e, em agosto, o bicampeonato da CiMTB Michelin.

No exterior, em abril, Giugiu conquistou o bicampeonato Pan-americano, na categoria Cadete e, em sua primeira incursão fora das fronteiras latinas, venceu a prova feminina na Sea Otter, na Califórnia (EUA), na categoria juvenil. Participou, ainda, da terceira e quinta etapas da Swiss Bike Cup, no qual pode comparar seu desempenho com as melhores europeias de sua categoria. No início de setembro, venceu a Copa Quebec, na categoria Cadete Feminino, disputada em meio à programação do Campeonato Mundial de MTB XCO, Mont Saint-Anne, no Canadá.  Giuliana Morgen faz parte do casting da Sense Factory Racing.

Giuliana Salvini Morgen, da equipe Sense Factory Racing conta com o patrocínio da Sense Bike, Fox Factory, Shimano, Michelin, ASW Bike, Sentec, Exceed, HB Team, LM Bike, Ride Box, Join The Adrenaline, Fi’zi:k e Pedal.com.br.

PROGRAMAÇÃO

Sábado, 22/02

10h00 às 13h00 e das 15h00 às 16h30 – formação para todas as categorias.

16h30 às 18h00 – Treino oficial para as categorias Elite, somente Masculino e Feminino (Elite e U23 – Categorias FACiMo).

Domingo, 23/02

08h15 – Largada das categorias Master A1, A2, Cadetes, B1, B2, C1, C2, D1, D2, Menores, Feminino Master A e B, Feminino Juvenil e Feminino Cadetes

08h30 – Categorias de competições: Master A1, A2, Cadetes, B1, B2, C1, C2, D1, D2, Menores, Feminino Mestre A e B, Feminino Juvenil e Feminino Cadetes

10h20 – Cerimônia do pódio da primeira competição.

10h45 – Largada das categorias: UCI Elite Masculino e Feminino (Elite e Sub23 – categorias FACiMo), Juniors Masculino e Feminino.

11h00 – Categorias de competições: UCI Elite Masculino e Feminino (Elite e Sub23 – categorias FACiMO), Juniors Masculino e Feminino.

12h50 – Cerimônia do pódio

13h00 – Encerramento das atividades.

Mais informações:

www.giulianamorgen.com.br

Instagram: @giugiu_mtb

Facebook: @giulianamorgen