Etanol recua e gasolina fica estável nos postos do Centro-Oeste, nos primeiros dias de fevereiro, revela Ticket Log

25 de fevereiro de 2020 0 Por daniel

Primeiras análises de fevereiro mostram movimento no preço dos combustíveis, como a baixa de 4% no etanol, que retorna aos patamares de dezembro

Fevereiro começou com movimentações de baixa no preço dos combustíveis nos postos do Centro-Oeste, revela o levantamento mais recente do Índice de Preços Ticket Log (IPTL). A gasolina permaneceu estável, com exatamente o mesmo valor do período anterior: R$ 4,724; enquanto o custo do etanol aos motoristas recuou em 4%.

O IPTL também mostra que, entre 1º e 7 de fevereiro, a variação do preço médio da gasolina entre os Estados da região foi de 7%; no caso do etanol, a diferença do preço médio entre as unidades federativas do Centro-Oeste foi de 18,13%. Na análise do comportamento de preços no período, o Mato Grosso apresentou o menor preço para o litro do etanol, comercializado a R$ 3,270; e o preço mais elevado para a gasolina, que teve o litro vendido a R$ 4,862.

O preço mais expressivo para o álcool foi registrado nas bombas do Mato Grosso do Sul, com o litro vendido, na média, a R$ 3,863. O Distrito Federal, por sua vez, teve o menor preço médio para a gasolina, vendida a R$ 4,518 o litro.

“Percebemos variações distintas no preço dos combustíveis na região. Após uma tendência de alta nos preços do etanol (+4%) e da gasolina (+ 0,57%) em janeiro de 2020 com relação a dezembro de 2019, observa-se uma tendência de baixa para o etanol, que retorna aos valores praticados dezembro: R$ 3,388. No tocante à gasolina, os preços médios permaneceram estagnados. Com isso, a região concentra o menor valor médio para o etanol, enquanto a gasolina está em linha com a média nacional de preços”, comenta o Head de Mercado Urbano da Edenred Brasil, Douglas Pina.

Em janeiro de 2020, o Centro-Oeste apresentou o preço mais competitivo para o etanol: R$ 3,529, enquanto o litro da gasolina foi vendido a R$ 4,724, valor 0,12% acima da média nacional.

No período, seguindo tendência registrada em dezembro, os motoristas do Mato Grosso, pagaram os maiores valores para gasolina: R$ 4,866 por litro, com um aumento de 1% em relação ao período anterior (R$ 4,816). Em contrapartida, os preços praticados para o etanol foram os mais baixos da região: R$ 3,249 para cada litro, mesmo com a alta de 7,6% ante os preços registrados em dezembro (R$ 3,019).

Já para os motoristas do Mato Grosso do Sul, o preço do etanol foram os mais altos da região, com as bombas registrando valores médios de R$ 3,844 por litro do produto. O custo aos motoristas ficou 2,9% superior em janeiro com relação ao praticado em dezembro (R$ 3,735). No caso da gasolina, a variação foi de 1,1%, com o preço do litro passando de R$ 4,585, quando o Estado tinha os melhores custos para esse combustível na região, para R$ 4,635.

Em Goiás, o etanol passou de R$ 3,294 por litro em dezembro para R$ 3,379 em janeiro (+2,6%), enquanto o preço da gasolina aos motoristas apresentou evolução de 0,84%, sendo comercializada a R$ 4,801 em janeiro, ante R$ 4,761 do mês anterior.

Já no Distrito Federal, a evolução no preço do etanol foi de 4%, com o litro desse combustível sendo vendido a R$ 3,645 em janeiro, ante os R$ 3,503 cobrados em dezembro. No caso da gasolina, a queda no custo ao motorista foi de 0,69% passando de R$ 4,625 em dezembro de 2019 para R$ 4,593 em janeiro de 2020.

No contexto nacional, o preço dos combustíveis também apresenta variações distintas. No período de 1º a 7 de fevereiro, a gasolina recuou 0,12%, com o litro sendo comercializado a R$ 4,712, enquanto o etanol recuou 14%, vendido à média de R$ 3,202, ante os R$ 3,727 de janeiro. O diesel também apresenta movimento de queda (0,98%) nos primeiros dias de fevereiro, com o valor médio de R$ 3,935 o litro.

O IPTL é um índice mensal de preços de combustíveis levantados com base nos abastecimentos realizados nos 18 mil postos credenciados da Ticket Log, que tem grande confiabilidade, por causa da quantidade de veículos administrados pela marca: 1 milhão ao todo, com uma média de oito transações por segundo. A Ticket Log, marca de gestão de frotas e soluções de mobilidade da Edenred Brasil, conta com mais 25 anos de experiência e se adapta às necessidades dos clientes, oferecendo soluções modernas e inovadoras, a fim de simplificar os processos diários.

Sobre a Ticket Log

A Ticket Log integra a divisão de Frota e Soluções de Mobilidade da Edenred Brasil, juntamente com Repom e Edenred Soluções Pré-Pagas, com o propósito de valorizar o tempo das pessoas para que possam aproveitar mais e melhor a vida. A marca, que atua no mercado urbano, conecta pessoas e empresas a uma mobilidade inteligente por meio de soluções inovadoras que otimizam processos e apoiam no controle da gestão de deslocamento para organizações de todos os tipos e tamanhos.

Com mais de 25 anos de experiência, a Ticket Log conta com 30 mil empresas-clientes, administra, por ano, 1 milhão de veículos em sua base de clientes e quase 2,5 bilhões de litros de combustível, com uma rede de mais de 36 mil comerciantes credenciados. Entre os produtos disponíveis, estão: Ticket Car com a funcionalidade Log&Go, que permite o pagamento de diferentes meios de transporte e serviços veículos, como lavagens ecológicas de automóveis (App Easy Carros), caronas compartilhadas (App Zumpy), serviços de assistência 24h (App Fácil Assist) e recarga do bilhete único (Onboard Mobility); Ticket Fleet e Gestão de Manutenção.

A marca é uma das Maiores e Melhores do Transporte na categoria “Automação e Informática”, no prêmio promovido pela OTM Editora e foi reconhecida como uma das “As 500 Maiores do Sul”, ranking promovido pela revista Amanhã. Também foi eleita uma das melhores empresas para trabalhar na região Sul pela consultoria global Great Place to Work ® Institute (GPTW).

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Sobre a Edenred

We connect, you win. A Edenred é uma marca global, que há 50 anos faz a diferença na vida das pessoas ao criar uma rede única e positiva entre empresas, comerciantes e empregados. Francesa, é líder mundial em soluções transacionais para estes públicos e administrou cerca de € 28,1 bilhões em transações, das quais 80% foram feitas via cartões, dispositivos móveis ou internet, em 2018. A Edenred está presente em 47 países e conta com uma rede 8.500 colaboradores focados na constante inovação e satisfação dos clientes.No Brasil, a oferta de produtos Edenred é baseada em três linhas de negócio: Benefícios ao Trabalhador (Ticket); Frota e Soluções de Mobilidade (Ticket Log, Repom e Edenred Soluções Pré-Pagas); e Soluções Complementares (Accentiv’). São mais de 130 mil empresas-clientes, 7 milhões de empregados beneficiados e 330 mil comerciantes credenciados.Em 2018, figurou na lista, com destaque, de As 100+ Inovadoras no Uso de TI, da IT Mídia na categoria Serviços, pelo terceiro ano consecutivo; além de ser um dos destaques em Serviços Financeiros no ranking Valor Inovação, promovido pelo jornal Valor Econômico. Também foi destaque no Prêmio Maturidade Digital, na categoria Meios de Pagamentos, promovido pelo jornal Valor Econômico e pela consultoria McKinsey & Company e vencedora do Prêmio Excelência e Inovação em PR — Troféu Jatobá 2018, na categoria Projetos Especiais, com o case “Serviço de Utilidade Pública”.

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