Franchising na Região Centro Oeste cresce 11% em 2019

18 de março de 2020 0 Por daniel

O mercado expandiu 12% em número de redes com mais de 840 marcas

Goiás, Março de 2020 – Segundo o mais recente balanço da Associação Brasileira de Franchising – ABF, o mercado de franquias na Região Centro Oeste faturou R$ 15,8 bilhões em 2019, o que representa um aumento de 11% no faturamento da região em relação ao mesmo período anterior.

O mercado da região aumentou em 12% o número de redes, atingindo o patamar de 842 marcas em operação. Além disso, o Centro Oeste expandiu 13% em número de unidades, com 9.369 operações de franquias. “A região Central do País é muito rica e precisa ser mais explorada pelo sistema de franquias brasileiro. Temos muitas oportunidades de crescimento”, destaca a diretora da Regional Centro Oeste, Claudia Vobeto.

A maioria das redes que operam na região atua nos mercados de Alimentação (27,6%), Saúde, Beleza e Bem-Estar (18,7%) e Moda (13,1%), o que revela que a Região está alinhada com o mercado nacional.

Muitos municípios da região possuem estrutura para receber grandes marcas e expandir as unidades. “O centro Oeste uma região com excelentes oportunidades para os diversos segmentos de franquias e é perceptível que o movimento do franchising para o interior se tornou mais intenso”, conclui a diretora.

Sobre a ABF
A ABF – Associação Brasileira de Franchising é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em 1987, que representa oficialmente o sistema de franquias brasileiro. O setor registra um faturamento anual de aproximadamente R$ 186 bilhões, mais de 161 mil unidades e cerca de 2.900 marcas de franquias espalhadas por todo o Brasil. Além disso, o franchising brasileiro responde por 2,4% do PIB e emprega diretamente mais de 1,36 milhão de trabalhadores. Atualmente com mais de 1.400 associados e cobrindo todo o território nacional por meio da seccional Rio de Janeiro e de regionais (Sul, Minas Gerais, Centro-Oeste, Nordeste e Interior de São Paulo), a entidade reúne franqueadores, franqueados, advogados, consultores e demais fornecedores e stakeholders do setor. O propósito da ABF é fomentar o franchising brasileiro, nacional e internacionalmente, para que ele se mantenha próspero, sustentável, inovador, inclusivo e ético. A Associação dedica-se a aperfeiçoar o sistema de franquias brasileiro por meio da capacitação de pessoas em diversos cursos presenciais e on-line, do estímulo à inovação, da disseminação das melhores práticas, da representação junto às diversas instâncias públicas e divulgação dos resultados do setor.

DFreire Com,.