#JogoLimpo: Boliche Brasil é certificada em campanha contra o dopping

20 de março de 2020 0 Por daniel

A Confederação Brasileira de Boliche (CBBOL) está engajada na luta contra a dopagem no esporte e recebeu, neste mês de março, a certificação da Autoridade Brasileira de Controle De Dopagem (ABCD). 

O certificado é resultado de um processo que começou em 2019. A CBBOL enviou todos os documentos necessários, como o calendário de competições, e programou ações para confirmar adesão à campanha #JOGOLIMPO, que visa à luta permanente contra a prática de uso ilícito de substâncias proibidas que podem alterar o resultado esportivo.

Guy Igliori, presidente da CBBOL, destaca que no boliche os casos são muito raros, tendo sido reportados apenas dois em todo o mundo, mas, em qualquer esporte, há risco e é uma responsabilidade de todos: “São necessárias ações constantes educativas e a realização de exames aleatórios”.

O dopping é uma forma ilegal de se obter vantagem na competição, já que altera o metabolismo do atleta. No boliche, algumas substâncias poderiam, por exemplo, acalmar o esportista e diminuir a ansiedade, o que certamente o auxiliaria. Entretanto, outras substâncias poderiam prejudicar o desempenho. De todo modo, o combate ao dopping tem de ser amplo e constantemente atualizado. 

O certificado que a CBBOL recebeu é assinado por Luisa Parente, ex-atleta de alto rendimento e atual secretária nacional da ABCD, programa da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania.

Para saber mais, acompanhe as redes sociais do @bolichebrasil.

Frisson Com,.