IMPACTOS DA CRISE GLOBAL NA ENERGIA SERÃO DEBATIDOS EM SEMINÁRIOS VIRTUAL

25 de março de 2020 0 Por daniel

A série de webinares O Cisne Nnegro e a Transição Energetica começa com especialista internacional de petróleo

O Instituto E + Transição Energética vai acompanhar de perto os impactos que a crise global está causando no setor mundial de energia por meio da nova série de webinars O Cisne Negro e a Transição Energética.

Com mais de 40 anos de experiência no mercado internacional de petróleo, o primeiro convidado da série, Arthur Berman, diretamente de Houston/Texas, vai  traçar um retrato da situação atual do setor petrolífero e quais os recentes eventos que levaram à conjuntura atual.  Luiz Barroso, presidente da PSR Energy Consulting e presidente do E+ Painel – conselho consultivo do Instituto E+, será o moderador do webinar.

O evento está marcado para a próxima sexta-feira, dia 27 de março, das 13:00 às 14:30 horas (horário de Brasília)

As inscrições devem ser feitas por este link.

A palestra será ministrada no idioma inglês.

Sobre Arthur Berman

Arthur E. Berman é geólogo de petróleo e tem 42 anos de experiência no setor de petróleo e gás. Ele é especialista em xisto nos EUA e atualmente é consultor de várias empresas de E&P e grupos de capital no setor de energia. Berman já publicou mais de 100 artigos sobre tendências de petróleo e gás. Editor-chefe e colaborador frequente do theoildrum.com. Ele é diretor da Association for the Study of Peak Oil, e atuou nos conselhos de administração da The Houston Geological Society e da The Society of Independent Professional Earth Scientists. Trabalhou 20 anos na Amoco (hoje BP) e 16 anos como consultor geólogo. Ele tem um M.S. (Geologia) da Colorado School of Mines e um B.A. (História) do Amherst College.

Sobre Luiz Barroso

Luiz Barroso é o diretor-presidente da PSR. De 2016 a 2018 foi presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME). Em 2018 foi também visitante na Agência Internacional de Energia em Paris. Antes de juntar-se a EPE, Luiz Barroso foi sócio e diretor técnico da PSR por 17 anos, onde coordenou estudos para cerca de 30 países. Desde 2013 é pesquisador associado da Universidade de Comillas, em Madrid; e desde 2010 é professor na Escola de Regulação de Florença, na Itália. É editor associado da revista IEEE Power and Energy (2018-) e da IEEE Open Access Journal of Power and Energy (2020-). Foi editor da IEEE Transactions on Smart Grids (2010-2015), IEEE Transactions on Power Systems (2012 – 2018) e chair do Power Systems Operations, Planning and Economics Committee (2017-2019) da IEEE Power and Energy Society, onde é membro sênior e recebeu, em 2010, o IEEE PES Outstanding Young Engineer Award. Em 2020 foi nomeado IEEE Fellow por sua liderança economia da energia e regulação. No Cigré, foi o coordenador do comitê de Mercados de Eletricidade e Regulação (C5) do Cigré Brasil de 2010 a 2014, onde também foi membro do steering committee do SC C5 do Cigré Internacional. É autor e co-autor de 1 livro, 3 capítulos de livros e de mais de 200 artigos científicos. É graduado em matemática e possui doutorado em engenharia de sistemas (otimização) pela COPPE/UFRJ, Brasil.

Sobre o Instituto E+ Transição Energética

O Instituto E+ é um think tank independente que promove o amplo diálogo com representantes de todos os setores para pautar a transição energética brasileira como vetor para o crescimento econômico de baixo carbono. O E+ faz parte da rede International Network of Energy Transition Think Tanks (INETTT).

Por Marisa Bastos