Querentena: alimentos que acalmam e aliviam a ansiedade

25 de março de 2020 0 Por raysantos

Entre as indicações dos nutricionistas estão: chás, ovos, banana, peixes e chocolate

Pesquisas mostram que uma alimentação rica em frutas, vegetais, legumes, proteína magra e grãos integrais, podem dar uma mãozinha para gerenciar a ansiedade de forma natural. Em tempos de quarentena, e para levar para a vida, a nutricionista do Centro Universitário Una, Júnea Regina Pires Drews, elencou alimentos que ajudam a diminuir a agitação e a promover a calma em tempos de reclusão.

Bebidas fermentadas e queijo auxiliam no aporte de bactérias saudáveis que estão associadas com o aumento da felicidade e, em algumas pessoas, reduzem a ansiedade e o estresse. “O consumo de bactérias boas tem efeitos positivos na saúde do cérebro. Para aumentar a multiplicação delas no nosso intestino podemos consumir fibras de alimentos naturais como, verduras, legumes e frutas”, diz.

Ela indica o consumo de castanhas, cogumelos e soja. Eles possuem selênio, nutriente que melhora o humor e reduz as substâncias ligada ao estresse no organismo (que é elevado em pessoas nervosas). Mas, a castanha do Pará, por exemplo, é no máximo uma unidade ao dia. “Uma dica é bater a castanha junto com um suco ou vitamina”, diz. Eles ainda contêm vitamina E, que é ótima para auxiliar no combate aos sintomas de depressão.

O chá de camomila possui propriedades relaxantes e flavonoides capazes de controlar os sintomas da ansiedade.

O chá Verde contém um aminoácido chamado teanina, com propriedade calmante que contribui para diminuir o estresse. A teanina ainda faz aumentar a produção de serotonina e dopamina (neurotransmissor que atua diretamente no cérebro). “Você pode usá-lo como substituto para refrigerantes, café e bebidas alcoólicas. Mas, não utilize no período da tarde e noite, pois pode atrapalhar o sono”, orienta Júnea.

Chocolate Amargo é uma boa fonte de magnésio que pode reduzir os sintomas da depressão e melhorar o humor. Ainda possui flavonoides e alto teor de triptofano, que auxiliam na proteção dos neurônios. Na escolha do chocolate amargo, prefira os que têm 70% ou mais de cacau. “O consumo de 40 gramas ao dia já é suficiente”, alerta a nutricionista.

A cúrcuma contém a curcumina que ajuda a diminuir ansiedade, pois reduz produtos tóxicos no corpo resultante do estresse. Pode ser adicionada em diversos pratos, já que não tem gosto tão forte.

A vitamina D presente em carnes brancas, peixes (salmão, sardinha e mariscos), ovo, leite, fígado e queijos é de suma importância para o auxílio do combate à depressão, estresse e desânimo.

O ovo é fonte de vitamina D, excelente fonte de proteína, essencial para o crescimento e desenvolvimento. Ele também contém triptofano (aminoácido essencial) que ajuda a criar a serotonina, um neurotransmissor que regula o humor, o sono, a memória e o comportamento, o que auxilia, indiretamente, no alívio da ansiedade.

Os peixes (ricos em gordura): salmão, cavala, sardinha, truta e arenque são ricos em ômega-3, que ajuda a regular os neurotransmissores, reduzir a inflamação provocada por agressores, como os radicais livres, e promover a função cerebral saudável e podem reduzir os níveis de ansiedade.

Semente de Abóbora e banana são excelentes fontes de potássio. Elas auxiliam no gerenciamento da pressão arterial e, indiretamente ajudam a reduzir os sintomas de estresse e ansiedade. “Semente de abóbora contém zinco, que está envolvido diretamente ao humor. Os maiores locais de armazenamento de zinco no corpo estão nas regiões do cérebro envolvidas com as emoções”.

Izabela Ferreira

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