Confira receita de cuscuz paulista com enlatados

Confira receita de cuscuz paulista com enlatados

15 de setembro de 2020 Off Por Daniel Suzumura dos santos

Que tal preparar um típico prato paulista com a facilidade dos alimentos enlatados? O cuscuz paulista tem várias formas de preparo e utiliza diferentes ingredientes. Nessa receita, em especial, a sugestão é incrementar com atum e anchovas. Prática, versátil, fácil de transportar, resistente a choques e quedas, a embalagem de aço é hermeticamente fechada e os alimentos, em sua maioria, são cozidos na própria lata, o que garante a durabilidade e saudabilidade dos ingredientes.

Destaque para a preservação dos nutrientes e do sabor dos alimentos enlatados, pois a lata de aço funciona como uma barreira contra a luz e o oxigênio – que deterioram algumas propriedades, acelerando reações químicas e alterando, por exemplo, a cor e consistência do alimento. “Além disso, a lata de aço dispensa o uso de conservantes químicos e oferece um período de validade entre 18 e 60 meses, como no caso dos peixes, como atum, anchovas e sardinha”, acrescenta a engenheira de alimentos Thais Fagury, presidente da Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço).

Confira a dica da Abeaço de receita de cuscuz paulista com atum e anchovas enlatados.

Cuscuz paulista com atum e anchovas enlatados

Ingredientes

– ½ xícara (chá) de azeite;

– 4 dentes de alho amassados;

– 1 cebola média picada;

– 3 latas de seleta de legumes;

– 1 lata de ervilha;

– 3 latas de atum;

– 1 lata de anchovas;

– ½ litro de caldo de peixe;

– 5 xícaras (chá) de farinha de milho;

– Sal a gosto;

– 3 ovos cozidos em rodelas (decoração);

– 3 tomates em rodelas (decoração).

Modo de preparo

Em uma panela grande e funda refogue o alho e a cebola no azeite. Acrescente os legumes, a ervilha, o atum e as anchovas. Reserve uma parte para usar na decoração. Acrescente o caldo de peixe e deixe ferver. Aos poucos, misture a farinha e vá mexendo até formar um pirão.  Ajuste o sal. Unte uma fôrma com manteiga e farinha de trigo e decore o fundo com ovos, tomates, ervilhas etc. Ponha o cuscuz e aperte bem com uma colher.  Desenforme. Pode ser servido quente ou frio.

Sobre a Abeaço

Fundada em maio de 2003, a Associação Brasileira de Embalagem de Aço (Abeaço) foi criada com o objetivo de fortalecer a imagem da embalagem de aço, além de dar suporte técnico e mercadológico aos seus fabricantes. Sem fins lucrativos, a entidade investe e apoia iniciativas de gestão ambiental, sobretudo quando associadas a finalidade social, e  aproxima os interesses de toda a cadeia produtiva. A instituição soma esforços para fomentar pesquisas, desenvolver campanhas de esclarecimento, participar de eventos e divulgar as características das latas de aço. Hoje, a Associação reúne empresas do setor interagindo intensamente com entidades empresariais, fabricantes de embalagens, organizações ambientalistas e o governo. Saiba mais sobre a Abeaço acessando o site www.abeaco.org.br