A importância do ambiente de trabalho no fechamento de tratamentos

A importância do ambiente de trabalho no fechamento de tratamentos

16 de outubro de 2020 Off Por Daniel Suzumura dos santos

Por Éber Feltrim *

Existem duas variáveis relacionadas ao ambiente de trabalho que podem impactar diretamente nos resultados dos seus negócios, além de posicionar a sua empresa sempre a frente da concorrência. A primeira delas é a marca e, embora pareça algo simples, ela carrega o nome e faz as pessoas criarem uma percepção sobre o todo. Esse fator se relaciona a segunda variável, que é a identidade visual do ambiente, interna e externa.

Esses dois pontos são importantes e agregam valor ao negócio. Lembrando que valor, especialmente nesses casos, é diferente de preço. Enquanto o preço é o que uma pessoa paga por um serviço ou produto, o valor trata de quanto as pessoas estariam dispostas a pagar pelo mesmo serviço.

Visualmente, podemos exemplificar dessa forma: enquanto uma camiseta simples tem um preço, uma camiseta de grife tem outro, que geralmente é mais alto. Até mesmo um café pode apresentar essas diferenças, como é o caso da Starbucks. O diferencial é justamente o valor que está agregado à marca em questão.

Ainda assim, é preciso ter em mente que essa empresa trabalhou por muitos anos para implementar essa percepção nos consumidores, de que essa marca tem um preço que vale a pena ser pago. É também uma questão relacionada à gestão, o que chamamos de branding.

Normalmente, ao visitar essas locais é perceptível que o ambiente é agradável, pois costumam oferecer comodidades que outros não possuem: música ambiente, ar condicionado, wi-fi de qualidade, entre outras coisas. Todos os elementos do lugar conversam com a marca e geram interesse, fazendo com que os clientes fiquem satisfeitos e não procurem um concorrente.

O preço também tem importância, mas o que poucas pessoas sabem é que ele tem menos de 10% de relevância para os consumidores ao adquirirem um serviço. Mais importante do que isso, é quanto esse produto ou serviço vale para o cliente.

Outros elementos associados à marca são aqueles que costumamos ver em sites oficiais e corporativos, que é a missão, a visão e os valores dela. A missão representa para o cliente aquilo que o seu negócio é hoje, a visão é o que ela quer ser no futuro e os valores são os princípios que norteiam o trabalho da empresa e da equipe. Tudo isso tem uma função e não é apenas um enfeite, os clientes e pacientes contratam esses fundamentos também e não aceitarão menos do que isso.

Ter essas variáveis e elementos são fundamentais para se posicionar de forma clara perante os concorrentes, e conquistar clientes a longo prazo.

Sobre Dr. Éber Feltrim

Especialista em gestão de negócios para a área da saúde começou a sua carreira em Assis. Após alguns anos, notou a abertura de um nicho em que as pessoas eram pouco conscientes a respeito, a consultoria de negócios e o marketing para a área da saúde. Com o interesse no assunto, abdicou do trabalho de dentista, sua formação inicial, e fundou a SIS Consultoria, especializada em desenvolvimento e gestão de clínicas.

Sobre a SIS Consultoria

A SIS Consultoria pertence ao grupo SIS, com sede na cidade de Assis/SP. Com grande know-how e eficácia técnica na área de saúde, busca oferecer estratégias de qualidade para as empresas. Há mais de 25 anos no mercado, apresenta hoje significativa expansão e tem sua área de atuação em mais de 120 cidades do nosso país.  A SIS busca, por meio de uma equipe ética e comprometida, promover o diferencial do seu negócio como ferramenta para o sucesso. Para mais informações, acesse https://www.sisconsultoria.net/ ou pelo instagram @sis.consultoria

Por Carolina Lara