Ação da Cidadania projeta lema da campanha do Natal Sem Fome no Cristo Redentor no dia mundial da alimentação

Ação da Cidadania projeta lema da campanha do Natal Sem Fome no Cristo Redentor no dia mundial da alimentação

17 de outubro de 2020 Off Por Ray Santos

“A frase ´Quem tem fome, tem pressa´ é o tema da campanha do Natal Sem Fome”

Rio de Janeiro, 17 de outubro de 2020 – O Cristo Redentor, cartão postal do Rio de Janeiro, projetou uma das frases mais importantes da ONG Ação da Cidadania nesta sexta-feira (16) no dia mundial da alimentação. Com a frase “Quem tem fome, tem pressa” durante algumas horas o Cristo “se vestiu” da campanha do Natal em Fome que começa amanhã em todo o país.

Realizada pela Ação da Cidadania e idealizado pela Binder a ideia foi lembrar que a luta contra a fome é de todos em um país em que mais de 80 milhões de brasileiros vivem com algum grau de insegurança alimentar, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE.

Fundada em 1993 pelo sociólogo Herbert de Souza, mais conhecido como Betinho, a ONG Ação da Cidadania também vem ajudando desde 1994 a alcançar este mesmo objetivo. De lá para cá, já ajudou mais de 20 milhões de pessoas por todo o Brasil a terem uma vida mais digna através da alimentação.

“O Dia Mundial da Alimentação é uma das oportunidades que cada país tem para refletir sobre a fome. O Brasil, que há 6 anos atrás surpreendeu o mundo quando saiu do Mapa da Fome da ONU, hoje não tem motivo para comemorar pois os últimos números evidenciam o fracasso de uma política pública que tem negado a existência da insegurança alimentar. Se por milagre o Cristo Redentor pudesse andar entre os milhares de flagelados pela miséria, o que ele diria? Como o principal símbolo da paz e da solidariedade do Rio de Janeiro, ele foi neste Dia Mundial da Alimentação o porta voz das famílias que não tem o que comer. E caberá a cada um de nós fazer a nossa parte na campanha do Natal Sem Fome, que inicia dia 18 de outubro”, declarou Daniel Souza, filho do Betinho e presidente do Conselho da Ação da Cidadania.

Estavam presentes ontem no Cristo, o Daniel Souza e Rodrigo “Kiko” Afonso, Diretor Executivo da Ação da Cidadania, Padre Omar e Chico Menezes, pesquisador do Ibase – Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas e ex-presidente do Consea – Conselho Nacional de Segurança Alimentar, extinto pelo atual governo, além de representantes dos comitês e algumas famílias que já foram beneficiadas por projetos da entidade e que vão conhecer o Cristo pela primeira vez.

Sobre a Ação da Cidadania   

A Ação da Cidadania foi fundada em 1993 pelo sociólogo Herbert de Souza, conhecido como Betinho, com o intuito de combater a fome e a desigualdade socioeconômica em nosso país e ajudar os mais de 32 milhões de brasileiros vivendo abaixo da linha da pobreza naquele ano. Desde sua criação, a ONG deu início a uma série de iniciativas, sendo o Natal Sem Fome a mais célebre delas. Após dez anos sem ser realizada, a campanha voltou em 2017 e, em 2020, ganhou força total para ajudar os agora dezenas de milhões de brasileiros que vivem abaixo da linha da pobreza, segundo dados do Cadastro Único do Governo Federal.

Contatos para a imprensa   

Approach Comunicação   

Daniel de Oliveira    – dan.oliveira@approach.com.br
(11) 3846-5787 • r 27