SEMEC de Três Lagoas orienta pais para processo de Matrícula do ano letivo de 2021 na Rede Municipal de Ensino

SEMEC de Três Lagoas orienta pais para processo de Matrícula do ano letivo de 2021 na Rede Municipal de Ensino

26 de novembro de 2020 Off Por Ray Santos

Foto: Google

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) de Três Lagoas orienta a população três-lagoense nesta quarta-feira (25), sobre o processo de matrícula na Rede Municipal de Ensino (REME) para o Ano Letivo a partir de 2021.

Todos os procedimentos de matrícula encontram-se organizados no Sistema Municipal de Matrícula composto do Sistema de Administração Escolar (SIAE) e Matrícula Digital, que possibilita à Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) o acompanhamento, a gestão do ingresso e a permanência do estudante na Rede Municipal de Ensino (REME).

De acordo com o documento publicado no Diário Oficial dos Municípios de Mato Grosso do Sul, caberá às Unidades de Ensino, a partir de cronograma estabelecido pela SEMEC – Núcleo de Central de Matrícula, organizar cronograma de horários para atendimento, de forma segura, às famílias que irão efetuar a rematrícula ou matrícula nova para o Ano Letivo a partir de 2021

Ainda de acordo com o documento, as medidas de segurança sanitária deverão ser, rigorosamente, observadas e cumpridas, seguindo protocolo de segurança em consonância com a Recomendação nº 018 de 26/03/2020, do Conselho Nacional de Saúde.

CRONOGRAMA

A renovação de matrícula poderá ser realizada de 07 a 22 de dezembro. Já a pré-matrícula para ingressar na REME para os novos alunos será dividida em 3 etapas.

A pré-matrícula se realizada de 01/12 a 22/12 para todas as etapas de ensino (Educação Infantil de 0 a 3 anos de idade; Pré-Escola de 4 a 5 ano de idade e Ensino Fundamental I de 1º ao 5º ano) a designação (encaminhamento para a matrícula) será realizada a partir do dia 19/01.

Os pais que realizarem a pré-matrícula na segunda etapa (de 04/01/2021 à 30/01/2021) a designação ocorrerá a partir do dia 04/02.

Já se a pré-matrícula for realizada a partir de 01/02/2021 os pais ou responsável deverá procurar a Central de Matrícula para a designação.

MATRÍCULA DOS NOVOS ALUNOS

Para realizar a pré-matrícula o responsável legal pela criança deverá acessar o site www.treslagoas.ms.gov.br/matriculareme2021 e clicar em “acessar sistema de pré-matrícula” preenchendo as informações sobre o estudante, a etapa de ensino podendo informar 3 unidades diferentes.

Segundo a responsável pelo Núcleo de Mídias e Tecnologias da Rede Municipal de Ensino, Neuraci Vasconselos, “é importante ressaltar que o ensino é obrigatório a partir dos 4 anos. Se a criança completar a idade até 31 de março de 2021 terá que se matricular”, orienta.

Para saber a designação o responsável deverá acompanhar a lista na SEMEC, no site da Prefeitura ou na Unidade de Ensino mais próxima de sua residência.

DOCUMENTOS

Para realizar a Pré-Matrícula o responsável legal deverá ter em mãos o número do CPF, Certidão de Nascimento e Cartão do SUS da criança; RG e CPF do pai ou da mãe ou responsável; comprovante de Residência e Declaração de Transferência (a partir de 7 anos).

Já a Carteira de Vacinação atualizada será requisitada na matrícula dos alunos de educação infantil, ensino fundamental e médio.

De acordo com o ofídio número 1042/2020/04PJ/TLS do Ministério Público do Mato Grosso do Sul, a obrigatoriedade do documento é recomendada pelas autoridades sanitárias considerando a baixa cobertura vacinal constatada no Estado de Mato Grosso do Sul, índice que sofreu queda ainda mais expressiva no período pandêmico.

SERVIÇO

Mais informações poderão ser obtidas no e-mail: cematri@treslagoas.ms.gov.br; no telefone 3929-1467 ou presencialmente no endereço: Rua Alexandre costa, 130 – centro.

uc?export=download&id=1-cRBwqxrk3H3ddufPhHbusrsLIUmVV38&revid=0B5eNSletlMHQQlZBTUhwclEwOGJWaVREeU5yMDZoOTF2SGc4PQ

Para acessar a Resolução click no link abaixo:

https://www.4shared.com/web/preview/pdf/VGB85hYDiq