“123456” — a senha mais comum no Brasil em 2022

17 de novembro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

NordPass divulga as 200 senhas mais comuns de 2022

No Brasil, a senha mais popular do ano de 2022 é “123456”, segundo pesquisa da NordPass. Enquanto no Brasil essa continuou a ser a senha mais comum desde o ano passado, globalmente, a tendência mudou – a senha mais comum no mundo é a palavra “password”.

A NordPass acaba de revelar os resultados de sua pesquisa anual sobre as senhas mais comuns. O estudo deste ano analisou as tendências de criação de códigos em todo o mundo e como o uso deles difere por gênero e entre 30 países pesquisados. Pela primeira vez, a NordPass também analisou como as tendências da cultura pop influenciam nossas escolhas de senha.

Abaixo estão as 20 senhas mais comuns no Brasil. O estudo completo está disponível aqui: https://nordpass.com/most-common-passwords-list/

  1. 123456
  2. Brasil
  3. 123456789
  4. 12345
  5. 12345678
  6. 102030
  7. smart2020
  8. master
  9. 1234
  10. 123
  11. 1234567
  12. 10203
  13. 123123
  14. lele112233
  15. 777777
  16. 1234567890
  17. gabriel
  18. password
  19. flamengo
  20. 654321

Apesar dos avisos contínuos dos especialistas em segurança cibernética sobre as consequências do gerenciamento irresponsável de senhas, os usuários da internet foram considerados culpados novamente. Em comparação com os dados de 2021, 73% das 200 senhas mais comuns em 2022 permanecem as mesmas. Além disso, 83% das senhas na lista deste ano podem ser quebradas em menos de um segundo.

No entanto, este ano, a NordPass apresentou uma lista global e dados segregados para 30 países em todo o mundo. Informações específicas de gênero também estão disponíveis no site.

Tendências comuns de criação de senhas entre diferentes países e gêneros

No geral, a lista de senhas brasileiras tem tendências semelhantes às de muitos países.

1. As pessoas tendem a ir pela conveniência: Combinações fáceis no teclado de números, letras e símbolos compõem a maioria das listas em todo o mundo. “123456” ainda é a senha mais comum em muitos países, não apenas no Brasil, mas também na Colômbia, França e Japão. 

2. Usar o próprio nome para proteger as contas continua sendo uma prática comum dos usuários da internet.No Brasil, Gabriel, Felipe e Rafael estavam entre os nomes mais populares usados como senhas. Globalmente, essa tendência também é grande: os nomes de pessoas mais usados no mundo para criação de senhas foram Daniel, Thomas, Jordan, Michael, Marina e Jessica. 

3. Enquanto “password” é a senha mais amada globalmente (usada mais de 4,9 milhões de vezes), esse código está apenas em 18º lugar no Brasil. A combinação “senha123” ocupa a 25ª posição.

Ao falar de tendências mundiais, os pesquisadores notaram que as senhas irritadas também se refletiram nas escolhas dos usuários da Internet este ano: “fuckyou”, “fuckoff”, “fuckyou1” e senhas semelhantes foram especialmente notáveis ​​no Canadá, Austrália e Estados Unidos. Por outro lado, palavras amorosas também são amplamente usadas – “iloveyou” e suas traduções para outros idiomas (“teamo” na Espanha, “ichliebedich” na Alemanha etc.)” são senhas muito comuns, juntamente com “Sunshine”, “princess” e “love”.

Influência da cultura pop nos nossos hábitos de senha

Diferentemente dos anos anteriores, em 2022, a NordPass, em colaboração com pesquisadores independentes, analisou como os eventos atuais e as tendências de estilo de vida inspiram nossas senhas. A empresa apresenta quais filmes, esportes, comidas, carros, videogames, artistas, marcas de moda e até palavrões mais amados do mundo são mais refletidos nas senhas.

Por exemplo, “mini”, “kia” e “ford” são as senhas mais comuns na categoria “carro”, e “tiffany”, “aldo” e “gap” estão no topo da lista de marcas de moda.

Menos dados publicamente disponíveis por incidentes de segurança cibernética

De acordo com Ieva Soblickaite, Chief Product Officer (CPO) da NordPass, este ano, a amostra de senhas publicamente disponíveis para análise foi bem menor em comparação aos anos anteriores. 

Essa tendência não é surpreendente, porque as senhas estão cada vez mais difíceis de serem violadas devido às tecnologias em rápida evolução, afirma Soblickaite. Ela explica que mais sites estão usando o Open Authentication 2.0 (OAuth 2.0), o padrão do setor projetado para permitir que um site ou aplicativo acesse recursos hospedados por outros aplicativos da Web em nome de um usuário, sem nunca compartilhar suas senhas.

Soblickaite acrescenta que os desenvolvedores têm habilidades cada vez melhores em hash de senha, o que significa que os caracteres de senha são transformados de uma forma que leva mais tempo para decifrar.

“A autenticação multifatorial (MFA) também desempenha um papel aqui – com a adoção mais ampla dessa tecnologia, as senhas estão simplesmente perdendo seu valor. Mesmo se você hackear uma senha, não poderá concluir a autenticação de identidade se o usuário tiver o MFA ativado”, diz Soblickaite.

Dicas para proteger suas senhas

Embora as empresas implementem medidas de segurança para proteger nossas contas, todo usuário ainda precisa ter cuidado com suas senhas. Abaixo estão algumas dicas essenciais para melhorar a “higiene” com suas senhas:

1. Esteja ciente de todas as contas que estão em sua posse. Os especialistas recomendam excluir contas não utilizadas e saber o número exato daquelas que estão ativas. Dessa forma, você pode evitar lacunas no gerenciamento de senhas.

2. Crie senhas longas e exclusivas, e nunca as reutilize. Combinações complicadas de números, letras maiúsculas, minúsculas e símbolos tornam as senhas mais robustas. Reutilizá-las nunca é uma opção – se uma conta for invadida, outras contas estarão em risco.

3. Use um gerenciador de senhas. Essa solução tecnológica criptografa totalmente as senhas armazenadas no vault e permite o compartilhamento seguro. Muitos incidentes de segurança cibernética acontecem por causa de simples erros humanos — as pessoas deixam suas senhas acessíveis para outras pessoas e as armazenam no Excel ou em outros aplicativos não criptografados.

Metodologia: A lista de senhas foi compilada em parceria com pesquisadores independentes especializados em investigação de incidentes de segurança cibernética. Eles avaliaram um banco de dados de 3 TB.

Os pesquisadores classificaram os dados em várias verticais, o que lhes permitiu realizar uma análise estatística com base em países e gênero.

Com relação à vertical de gênero, os dados pesquisados ​​foram classificados por gênero apenas se incluíssem uma chave de gênero. Se os dados violados não contivessem a chave de dados, eles eram classificados como “desconhecidos”.

SOBRE A NORDPASS

A NordPass é um gerenciador de senhas para clientes empresariais e consumidores. É alimentado pela tecnologia mais recente para ter máxima segurança. Desenvolvido com acessibilidade, simplicidade e facilidade de uso em mente, a NordPass permite que os usuários acessem suas senhas com segurança em desktops, dispositivos móveis e navegadores. Todas as senhas são criptografadas no dispositivo, para que apenas o usuário possa acessá-las. A NordPass foi criada pelos especialistas por trás da NordVPN — o aplicativo de segurança e privacidade avançadas que conta com a confiança de mais de 14 milhões de clientes em todo o mundo. Para maiores informações: nordpass.com.

Nordsec Com,.


Compartilhar