30 de abril: No Dia do Ferroviário conheça quais as principais perspectivas para o futuro do setor no Brasil

29 de abril de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Com aumento na eficiência das ferrovias brasileiras a partir do crescimento da produção no segmento, soluções como o GoalRail® tornam-se essenciais para a otimização de recursos humanos e materiais para este tipo de transporte

Foto: Facebook/Google

São Paulo, abril de 2022 – Comemorado em 30 de abril, o Dia do Ferroviário é uma homenagem a todos os que trabalham em estradas de ferro, sendo que a escolha da data recorda o dia da inauguração, em 1854, da Estrada de Ferro Petrópolis, também conhecida como Estrada de Ferro Mauá, primeira linha de ferro brasileira.

Atualmente, o Brasil possui 30 mil km de ferrovias para tráfego, tendo como principais produtos transportados os grãos, produtos siderúrgicos, contêineres, água, vinho, pedra e cimento.

O volume transportado nas ferrovias brasileiras em 2020, foi de 489 milhões de toneladas úteis (TU), queda de 1% na comparação com a movimentação do ano anterior. Contudo, o dado representa um aumento de 93% em relação a 1997 — época do início das concessões, quando foram movimentadas 253 milhões de toneladas úteis — e um crescimento anual médio de 2,9%.

No mesmo ano, foram investidos R$ 4,8 bilhões, possibilitando um expressivo crescimento na frota de material rodante. 

Já no que diz respeito à questão do transporte de passageiros, segundo dados da Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos (Anptrilhos), em 2021, a partir de seus 5.196 carros e 35,6 mil colaboradores, o segmento transportou 1,8 bilhão de passageiros no ano a partir de 47 linhas e 619 estações espalhadas pelo país.

Principal meio de locomoção até meados do século passado, mas abandonado nas últimas décadas pelo País, o transporte sobre trilhos é tema de uma proposta de política pública estruturada pelo Ministério da Infraestrutura, com a colaboração da Anptrilhos, entidade que representa os operadores do setor.

A expectativa do governo é de que o texto seja enviado e aprovado pelo Congresso Nacional até o fim deste ano.

Apesar das dificuldades e limitações impostas pela Covid-19, as associadas da ANTF (Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários) conseguiram implantar medidas eficazes para garantir a saúde e o bem-estar de seus colaboradores, tanto administrativos quanto operacionais, e sempre de acordo com os protocolos de segurança e saúde da Organização Mundial de Saúde e das autoridades e agências brasileiras.

Além disso, com um novo passo evolutivo no segmento, em 2021, foram ampliados os mecanismos de investimento no setor ferroviário, a partir da Medida Provisória nº 1.065, de 30 de agosto de 2021, que trouxe um novo marco regulatório para o setor ferroviário no Brasil, possibilitando a outorga por autorização, como já era possível nos âmbitos portuário e aeroportuário.

Outra inovação foi a previsão expressa de autorregulação, que possibilita aos autorizativos associarem-se para constituir uma entidade com esse fim, submetida à supervisão da agência reguladora, no caso, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Como resultado prático do novo marco regulatório, tem-se na presente data dezenas de solicitações de autorizações para implantação de ferrovias.

Sem contar com futuros chamamentos para aproveitamento de trechos antieconômicos das atuais concessões, com uma expectativa de que o modo ferroviário aumente significativamente sua participação na matriz de transportes do Brasil, tornando mais eficiente o deslocamento de pessoas e bens pelo vasto território do país.

Com vistas em todo este crescimento e potencial do setor, tornou-se imprescindível o planejamento no transporte ferroviário a partir da tecnologia.

Neste sentido, o GoalRail®, software sofisticado e inteligente para a otimização de recursos humanos e materiais para o transporte ferroviário, da Goal Systems, líder mundial em software de otimização e planejamento para a indústria do transporte de passageiros, vem para auxiliar as empresas do segmento a se consolidarem a medida em que o setor avança.

Por meio da solução, estas empresas podem aumentar sua competitividade a partir de um sistema de otimização para transporte ferroviário e da realização de simulações e da parametrização de forma simples, que permite obter uma importante economia de custos e um rápido retorno do investimento.

O software ainda permite aos clientes adaptarem-se a qualquer tipo de variação que possa afetar suas operações, desenvolvendo e estudando diferentes estratégias diante de novos cenários, além de permitir a geração otimizada de calendários operativos em todas as áreas, contribuindo assim para a sustentabilidade dos recursos envolvidos no processo como um todo.

Sobre a Goal Systems

A Goal Systems é líder mundial em software de otimização de planejamento para o setor de transporte de passageiros (ônibus, trem e metrô). A empresa espanhola fundada em 1992, presente em 25 países, em 5 continentes, possui soluções inteligentes para ajudar operadores e autoridades reguladoras a avançar para um transporte intermodal eficiente, sustentável e focado na experiência do usuário. www.goalsystems.com

Para mais informações e entrevistas, entre em contato com:

Claudia Reis – claudia@tamer.com.br – Tel.: 11 30312388 

Mariana França – mariana.franca@tamer.com.br – Tel.: 11 30312388

Théo Carnier – theo@tamer.com.br – Tel. 11 30312388 


Compartilhar