302 animais foram avaliados na 18ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade, realizada em Vilhena (RO)
Foto: Divulgação

302 animais foram avaliados na 18ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade, realizada em Vilhena (RO)

24 de outubro de 2024 Off Por Marco Murilo Oliveira
Compartilhar

A cidade de Vilhena (RO) recebeu a 18ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade, no último dia 24 de setembro, no frigorífico Friboi. Foram avaliados 302 animais de cinco pecuaristas participantes desta etapa, que foi resultado da colaboração entre a Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e da Associação dos Criadores de Nelore de Rondônia (ACNR). A organização teve o apoio da Matsuda Sementes e Nutrição Animal, além da própria Friboi.

Ao todo, foram 302 machos não castrados, terminados em confinamento, sendo 59% dos animais com dentição de leite completa (menos de 2 anos de idade) e com peso médio de 21 arrobas. Machos muito jovens e pesados foram o destaque da etapa.

“Os neloristas da região apresentaram animais de alta qualidade nessa 18ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade, realizada na cidade de Vilhena. Isso é um reflexo de um ótimo trabalho e dedicação deles na criação de seus animais”, comenta Victor Miranda, presidente da ACNB.

O estado de Rondônia possui atualmente um rebanho de mais de 18 milhões de cabeças de gado, sendo a maioria da raça Nelore. O estado se destaca na pecuária brasileira sendo um dos principais centros de criação de gado do país. Atualmente, a cidade de Vilhena possui um rebanho de mais de 98 mil cabeças, onde a raça Nelore também é predominante.

Melhor Lote de Carcaças de Machos

A Medalha de Ouro do Melhor Lote e Carcaças de Machos, ficou com Maria Abadia de Oliveira, da Fazenda Baco Pari (Santa Luzia D’Oeste/RO). A Medalha de Prata foi para Aguinaldo de Almeida Prado, da Fazenda Montana (Vilhena/RO) e Rudinei Flores de Mello, da Fazenda Santa Rita de Cássia (Alto Alegre dos Parecis/RO) recebeu a Medalha de Bronze.

Calendário

As próximas etapas do Circuito acontecem nas seguintes datas:

  • 22, 23 e 24/10 – Fridosa de Santa Cruz de La Sierra (BO)
  • 29/10 – Friboi de Andradina (SP)
  • 31/10 – Friboi de Araputanga (MT)
  • 01/11 – Friboi de Naviraí (MS)
  • 07 e 08/11 – Fribal de Imperatriz (MA)
  • 12/11 – Friboi de Itapetinga (BA)
  • 14/11 – Friboi de Redenção (PA)
  • 19/11 – Friboi de Santana do Araguaia (PA)
  • 20 e 21/11 – Friboi de Mozarlândia (GO)
  • 23/11 – Friboi de Marabá (PA)
  • 28/11 – Friboi de Campo Grande (MS) Unid. II

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética Nelore, contribuindo para a evolução da raça e seu posicionamento como produtora de carne de qualidade. A iniciativa avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

Promovido desde 1999 no Brasil, o Circuito conta com apoio de Friboi, Frisa, Fribal, Masterboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal. Na Bolívia, a iniciativa tem apoio do frigorífico local Fridosa e é organizada em conjunto com a Asocebu. No Paraguai, a organização é da Associação Paraguaia dos Criadores de Nelore com o apoio do Minerva Foods. O Circuito Nelore de Qualidade é o maior campeonato de avaliação de carcaças de bovinos do mundo.

SOBRE A ACNB  

A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) é a entidade de âmbito nacional que representa criadores da raça de todo o país. Fundada há 70 anos, a ACNB se dedica ao fomento, defesa e valorização do Nelore, contribuindo para a seleção zootécnica e a produção de carne bovina de qualidade. Para isso, valoriza a genética superior, o manejo sustentável e o bem-estar animal. Entre outras iniciativas, a ACNB promove o Circuito Nelore de Qualidade, os Rankings Nacionais (Nelore, Nelore Mocho e Nelore Pelagens) e a oficialização de leilões da raça. O Nelore é a raça mais importante da pecuária brasileira, representando cerca de 80% do rebanho de corte nacional. Para mais informações, acesse www.nelore.org.br e acompanhe a associação no Instagram e no Facebook.

Gabriela Carvalho | Texto Comunicação Corporativa


Compartilhar