44,6% das dívidas das empresas foram recuperadas após 60 dias de negativação, revela indicador da Serasa Experian

7 de fevereiro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

O varejo foi o setor que mais resgatou suas dívidas, com 52,6% dos débitos recuperados

São Paulo, 07 de fevereiro do ano 2022 – Em outubro de 2021, o Indicador de Recuperação de Dívidas da Serasa Experian, apontou que 44,6% (804.769) das dívidas das empresas foram recuperadas em até 60 dias a partir deste mês de referência. Este é o menor percentual de débitos ressarcidos desde janeiro do mesmo ano. De acordo com os dados apresentados no indicador, no total, 52,6% dos valores reavidos foram do segmento de Varejo, seguido pelos Bancos e Cartões (47,0%) e Utilities (45,2%). Veja os dados completos no gráfico e na tabela abaixo:

O economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, explica que as empresas tiveram dificuldades em quitar suas dívidas devido o enfraquecimento da atividade econômica instalada no país ao longo do segundo semestre do ano passado. “Inflação em alta produz juros mais altos e, com isto, os descontos para se quitar dívidas tornam-se mais escassos. Ou seja, quanto menor é a atividade econômica, menos fluxo de caixa o empreendedor terá e, consequentemente, ele terá menos oportunidades para a quitação de suas dívidas”.

O indicador destaca, ainda, a idade das dívidas e, considerando os valores que estavam pendentes há 30 dias, 61,5% foram recuperados; de 30 a 60 dias, 38,7%; de 60 a 90 dias, 25,9%; de 90 a 180 dias, 15,0%; entre 180 dias e o primeiro ano, 11,9%. Por fim, aqueles com mais de um ano totalizaram 7,9%.

Já no recorte relacionado aos valores que são quitados, as dívidas acima de R$10.000 tiveram recuperação de 52,5%, seguido daquelas que possuem valores até R$500,00 (45,3%). Para conferir mais informações e a série histórica do indicador, clique aqui.

Metodologia

O Indicador de Recuperação de Crédito da Serasa Experian considera o número de dívidas incluídas no sistema de inadimplência em cada mês específico. A medida de até 60 dias para quitação dos compromissos financeiros deste indicador foi selecionada por refletir a régua comum utilizada pelas soluções de cobrança, mas esse tempo pode variar de acordo com cada credor. Além disso, a série histórica do índice ainda é curta, com dados retroativos desde 2017, dessa forma, não é possível afirmar períodos de sazonalidade, uma vez que seria necessário contar com no mínimo 05 anos de observação para fazer essa análise.

Você também lê esta notícia no site www.serasaexperian.com.br/sala-de-imprensa 

Serasa Experian

A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas, nas quais são embarcadas as informações do maior bureau de crédito do país, que também inclui os dados do Cadastro Positivo. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.

Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.

Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br

Experian

A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.

Empregamos cerca de 20.000 pessoas em 44 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.

Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.

Edelman Significa


Compartilhar