5G começa a funcionar hoje em mais sete capitais

19 de setembro de 2022 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Nova tecnologia falta ser implementada em cinco estados

O 5G puro começa a funcionar em mais sete capitais nesta segunda-feira (19). Com a chegada da conexão a Aracaju, Boa Vista, Campo Grande, Cuiabá, Maceió, São Luís e Teresina, já são 22 unidades da federação com o sinal ligado.

As operadoras Claro, Tim e Vivo vão oferecer o serviço.

A autorização foi dada no dia 14 de setembro pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), na reunião do Gaispi, grupo que acompanha a implementação do 5G no país.

Agora, faltam apenas cinco capitais da região Norte implantarem o 5G: Porto Velho, Rio Branco, Macapá, Manaus e Belém. O prazo para a tecnologia começar a funcionar em todas as capitais termina no dia 28 de novembro.

Para liberar o 5G é preciso realizar algumas ações a fim de evitar a interferência do sinal em outras frequências.

Quem recebe as transmissões da TV aberta pela antena parabólica precisa adaptar o equipamento. Inscritos no Cadastro Único do Governo Federal podem solicitar o kit gratuito para a adaptação. O pedido pode ser feito pelo site sigaantenado.com.br ou pelo telefone 0800-729-2404.

O 5G é a tecnologia mais recente para internet móvel. Ele tem altas taxas de transmissão de dados e baixo tempo de resposta. A conexão promete massificar e diversificar a Internet das Coisas em setores como segurança pública, telemedicina e educação à distância, entre outros.

Edição: Paula de Castro/ Sumaia Villela


Compartilhar