Lapa Senac: estação da zona oeste de São Paulo recebe o nome da instituição de ensino

Mais de 30 mil estudantes passam pela região todos os dias; nova identidade da estação valoriza o papel das instituições de ensino na dinâmica da cidade

São Paulo, julho de 2025 – “Próxima estação: Lapa Senac”.

Essa será a mensagem ouvida pelos clientes da Linha 8-Diamante da ViaMobilidade ao passarem pela Estação Lapa, localizada na zona oeste da capital.

A concessão dos direitos de nomeação pelo Senac São Paulo será pelos próximos 5 anos e consolida a relação histórica entre a mobilidade urbana e o acesso à educação na cidade. 

A estação está situada próxima a três unidades do Senac: Lapa Scipião, Lapa Faustolo e Lapa Tito que, juntas, recebem diariamente mais de 30 mil alunos. As unidades oferecem cursos técnicos, ensino médio técnico e graduações nas áreas de moda, tecnologia e comunicação.

Além de facilitar a identificação da estação para estudantes e moradores, a nova identidade visual _que será implantada em breve com mudanças nas placas e anúncios sonoros_ reforça a presença do Senac São Paulo no cotidiano da população paulistana.

A ação também posiciona a marca em um dos principais corredores de circulação da cidade.

Essa é a segunda vez que uma estação da rede de trens paulistana recebe o nome da instituição. Em 2024, a estação Jurubatuba, na Linha 9-Esmeralda, foi renomeada para Jurubatuba-Senac, ampliando a estratégia de aproximação com o público e a valorização dos espaços urbanos.

“A estratégia de naming rights é uma oportunidade rara de criar conexões reais entre marcas e milhões de pessoas que passam diariamente pelas nossas estações.

Ganha o setor, com mais investimentos em transporte de qualidade; ganham os clientes, com experiências mais modernas e integradas; ganham as marcas, com visibilidade massiva e recorrente; e ganhamos nós, da Motiva, ao viabilizar um modelo sustentável de geração de receita.

Trata-se de um caminho inteligente para transformar mobilidade em plataforma de valor e relacionamento”, reforça João Pita, diretor comercial da plataforma de trilhos da Motiva.

ViaMobilidade – Linhas 8 e 9   
A ViaMobilidade – Linhas 8 e 9 é a concessionária responsável pela operação e manutenção das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos de São Paulo.

A Linha 8-Diamante é composta por 22 estações, ligando Júlio Prestes a Amador Bueno, com integração nas linhas 3-Vermelha e 7-Rubi. Já a Linha 9-Esmeralda, que conecta Varginha a Osasco, possui 21 estações e faz integração com as linhas 4-Amarela, 5-Lilás e 8-Diamante.

Futuramente, terá conexão também com a Linha 17-Ouro de monotrilho.   —

Katia Motizuki

Consultora de Comunicação

katia.mello@temp.inpresspni.com.br(19) 98913-8306

Portais Parceiros