Podcast Desenvolve Aí destaca missão estratégica do MIDR à China

Episódio antecipa temas de encontros que buscam fortalecer cooperação com a China em áreas como logística, energia e prevenção de desastres

Secretários do MIDR detalham acordos, investimentos e inovações previstos na viagem oficial ao país asiático (Foto: Divulgação/MIDR)

Brasília (DF) – Como transformar experiência internacional em oportunidade real para o Brasil? Essa é a pergunta que guia a missão oficial que o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) realizará na China entre 11 e 16 de agosto, e que promete abrir novos caminhos para o desenvolvimento sustentável, a inovação e o fortalecimento econômico do país.

O episódio desta semana do podcast e videocast Desenvolve Aí antecipa os detalhes dessa viagem, que ocorre em um momento de retomada do protagonismo internacional brasileiro.

Para contar tudo sobre os objetivos e expectativas da missão, a jornalista Camila Xavier recebeu três convidados diretamente envolvidos na organização: o secretário de Fundos e Instrumentos Financeiros, Eduardo Tavares; o secretário de Desenvolvimento Regional e Territorial, Daniel Fortunato; e o secretário de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff.

No bate-papo, eles revelaram como a agenda prevê desde a assinatura de acordos de cooperação até a prospecção de investimentos chineses em logística, energia, bioeconomia e prevenção de desastres, incluindo o uso de inteligência artificial para mapeamento de riscos.

“Esse ano, durante encontro do grupo de redução de riscos de desastres, no BRICS, o ministro chinês de Gestão de Emergência esteve aqui no Brasil, no nosso Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres e, a partir daí, iniciamos conversas. Já temos um protocolo de intenção assinado e esperamos que, com essa visita à China, a gente consiga avançar nessa temática da redução de riscos de desastres no Brasil”, explicou o secretário Wolnei Wolff.

E para ampliar as relações comerciais e a obtenção de financiamentos e linhas de crédito, o secretário Eduardo Tavares disse que está levando uma carteira de projetos que estão no PAC.

“Projetos relacionados à transição energética, à logística, concessões rodoviárias, terminais ferroviários, enfim, uma agenda muito voltada para aceleração do crescimento para o Novo PAC, e, com isso, a gente abre uma frente para financiamento para vários projetos”, observou Tavares.

Na viagem, também será discutida a nova rota marítima Guangdong–Porto de Santana (AP), que pode transformar o Norte do Brasil em um hub logístico estratégico para a América do Sul.

“Sabemos que essa rota é uma grande oportunidade para, inclusive, exportação de produtos ligados ao nosso programa Rota de Integração. O açaí em pó é uma grande oportunidade. A gente sabe que 85% do açaí é produzido no Brasil, e por que não abrir esse leque de exportação para a China?”, lembrou o secretário Daniel Fortunato.

A segunda temporada do Desenvolve Aí tem apresentação da jornalista Camila Xavier e pode ser acessado no perfil do MIDR no Soundcloud.

O podcast também está no Spotify e no YouTube.

Assessoria de Comunicação Social do MIDR
(61) 2034-5498/ 2034-5399 
imprensa@mdr.gov.br
Receba as notícias do MIDR pelo grupo de WhatsApp

Portais Parceiros