Operação conjunta inutiliza minas subterrâneas e resgata trabalhadores em condições análogas à escravidão no AM

A Polícia Federal , a Polícia Rodoviária Federal, o ICMBio, o MTE, o MPT e a Funai atuaram, em conjunto, para combater o garimpo ilegal, proteger o meio ambiente e os direitos dos trabalhadores.

Publicado em 03/02/2025 13h51

Realizada entre os dias 31/01 e 03/02, a Operação Mineração Obscura 2 teve como objetivo inutilizar minas subterrâneas de garimpo ilegal e resgatar trabalhadores submetidos a condições análogas à escravidão em Maués/AM.

A investigação teve início a partir de denúncias de exploração de mão-de-obra degradante e uso de cianeto na extração ilegal de ouro.

Durante a ação, as equipes de campo constataram que os trabalhadores enfrentavam jornadas exaustivas sem acesso a direitos básicos e estavam expostos aos riscos decorrentes do uso de substâncias químicas tóxicas.

Além disso, verificou-se que a extração do minério ocorria por meio de minas subterrâneas – um método incomum e de alto risco –, e os danos ambientais já avaliados superam R$ 1 bilhão, considerando desmatamento, contaminação de lençóis freáticos e degradação de áreas de preservação.

A operação contou com 35 policiais, sendo 26 da PF e 9 da PRF e 3 aeronaves (1 avião da PRF e 2 helicópteros, sendo 1 da PRF e 1 da PF), além da participação dos demais órgãos.

Ações integradas como essa reforçam o compromisso com a segurança pública, a defesa do meio ambiente e a proteção dos direitos humanos.

Categoria Policiamento

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *