- ter,4 agosto , 2026 – 08:16
Materiais apreendidos durante a Operação Rede Interrompida/Divulgação
A investigação apurou que os criminosos chegaram a discutir a realização do ataque durante os debates eleitorais
jovempan.com.br/autor/bruno-pinheiro
A Polícia Civil do Distrito Federal deflagrou nesta terça-feira (4) a Operação Rede Interrompida, que apura um suposto plano para atacar prédios oficiais em Brasília durante o período eleitoral de 2026.
A ação é conduzida pela Divisão de Prevenção e Combate ao Extremismo Violento e mira oito investigados, de 19 a 31 anos, localizados em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Pernambuco e Rio Grande do Sul.
O inquérito nasceu de relatório técnico produzido pelo Ciberlab, vinculado à Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.
A análise das comunicações trocadas pelo grupo identificou referências reiteradas a Brasília como destino de uma mobilização prevista para as eleições, com discussões sobre invasão de edificações, seleção de alvos, formação tática, recrutamento entre estados, análise de mapas e compartilhamento de plantas arquitetônicas e modelos tridimensionais de prédios da região central da capital.
Segundo a PCDF, também foram encontrados manuais para fabricação de artefatos explosivos.
A investigação apurou que os criminosos chegaram a discutir a realização do ataque durante os debates eleitorais.

As medidas cautelares em curso têm o objetivo de preservar provas digitais e materiais, apreender dispositivos eletrônicos dos investigados e identificar eventuais conexões ainda não mapeadas pela investigação, além de esclarecer o grau de organização e o estágio em que estavam as ações discutidas pelo grupo.
Por enquanto, a apuração corre pelos crimes de associação criminosa, incitação ao crime, apologia de crime ou criminoso e infrações previstas na legislação antirracismo, sem enquadramento na Lei de Terrorismo. A PCDF afirma que a responsabilização individual dos investigados depende da perícia nos materiais apreendidos e da conclusão do inquérito, que corre sob sigilo.
Três Lagoas no Ar
Continue sempre bem informado acessando nossos portais:
- Jornal Dia Dia – Sua fonte confiável para as melhores notícias e artigos úteis. Fique por dentro dos acontecimentos mais importantes, dicas práticas e conteúdos de qualidade.
- Jornal Brasil Regional (JBR) – O pulso do país em tempo real. Notícias nacionais, regionais e internacionais com ética e credibilidade.
- Castilho Notícias (News) – O seu diário local com cobertura de Castilho e Região (SP). Jornalismo com credibilidade.
- Casa e Jardim – Dicas exclusivas sobre decoração, jardinagem, arquitetura, DIY, reformas e muito mais. Tendências, soluções práticas e ideias criativas para todos os estilos e orçamentos.
- B10 Brasil – As principais notícias, análises e insights sobre negócios, economia e soberania nacional. Conectando o Brasil ao mundo com inteligência e estratégia.


