ABGD participa de reunião com o Ministério de Minas e Energia para discutir os desafios do setor elétrico

ABGD participa de reunião com o Ministério de Minas e Energia para discutir os desafios do setor elétrico

27 de março de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

O encontro, realizado pelo Fórum das Associações do Setor Elétrico, contou com a presença de representantes do MME e de outras associações do segmento

ABGD participa de reunião com o Ministério de Minas e Energia para discutir os desafios do setor elétrico

Foto: Governo do Rio Grande do Sul/Google

A Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), por meio de seu presidente do Conselho Deliberativo, Carlos Evangelista, participou nesta sexta-feira (24) de uma reunião com o Ministério de Minas e Energia (MME) e o FASE – Fórum das Associações do Setor Elétrico.

O encontro contou com a participação de Alexandre Silveira, Ministro de Minas e Energia, Efrain Pereira da Cruz, secretário Executivo do MME, Thiago Barral, Secretário de Planejamento e Transição Energética e com presidentes das principais associações do segmento. 

De acordo com Evangelista, “a reunião teve como objetivo discutir os principais desafios e vetores do sistema elétrico brasileiro, com foco nas estratégias necessárias para garantir a segurança energética e a sustentabilidade do segmento no país”.

Entre os temas abordados, segundo o executivo da ABGD, vale destacar a transição energética, a modernização da infraestrutura nacional, a eficiência energética, a regulação e as políticas públicas, além da expansão da geração distribuída (GD).

Quanto à transição energética, os participantes discutiram sua relevância para a evolução de fontes de energia renováveis e limpas, como as matrizes solar, eólica e a biomassa, todas com grande potencial para reduzir as emissões de gases de efeito estufa e garantir a sustentabilidade do setor.

A respeito da infraestrutura do setor, foi discutida a necessidade de modernização das redes de transmissão e distribuição de energia, bem como a implementação de novas tecnologias como sistemas de armazenamento de energia.

Sobre a eficiência energética, outro tema debatido, foi consenso entre os participantes a importância de promovê-la em todos os setores, como indústria, comércio e residências, a fim de otimizar o uso da energia elétrica e contribuir para a redução da demanda e a sustentabilidade do setor.

Para isso, o aperfeiçoamento da regulação do setor também foi citado, em especial a necessidade de desenvolver políticas públicas que incentivem a adoção de tecnologias limpas, a expansão das fontes de energia renováveis e a melhoria da eficiência energética.

Por fim, o debate também teve como tema o potencial de expansão da geração distribuída (on-grid e off-grid), em especial a GD solar fotovoltaica, como instrumento para diversificar a matriz energética brasileira e aumentar a resiliência do sistema elétrico.

“A reunião foi um importante passo para alinhar as ações do governo e das associações do setor elétrico em prol do desenvolvimento sustentável e da segurança energética no Brasil”, finaliza o porta-voz da ABGD. Ao final do encontro, as partes envolvidas comprometeram-se a continuar trabalhando em conjunto para implementar as estratégias discutidas e superar os desafios enfrentados pelo setor elétrico brasileiro.

Sobre a ABGD

A Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), maior associação brasileira do setor de energias renováveis, conta com mais de 1.000 empresas associadas, entre provedores de soluções, EPC’s, integradores, distribuidores, fabricantes, empresas de diferentes portes e segmentos, além de profissionais e acadêmicos, que têm em comum a atuação direta ou indireta na geração distribuída.

A ABGD é a associação da geração própria de energia do Brasil.

Fundada em 2015 para defender as demandas de empresas dedicadas à microgeração e minigeração de energia elétrica a partir de fontes limpas e renováveis, a ABGD representa seus associados junto aos órgãos governamentais, entidades de classe, órgãos reguladores e agentes do setor.

Mais do que isso, trabalha para a difusão da GD para os diferentes setores da sociedade, incorporando os conceitos de sustentabilidade, retorno financeiro, eficiência energética e previsibilidade de gastos no que tange à geração e consumo de energia no local de consumo ou próximo.

Agência de Comunicação ABGD


Compartilhar