Abrintel e Movimento ANTENE-SE participam da XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios
29 de março de 2023No evento, que é a principal referência do movimento municipalista brasileiro, a Associação e o ANTENE-SE vão destacar a importância da atualização de leis municipais de antenas para a expansão do acesso da população do país à conectividade. A apresentação das entidades contará com a presença do ministro das Comunicações, Juscelino Filho
São Paulo, 29 de março do ano 2022 – A Abrintel (Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações) e o Movimento ANTENE-SE estarão presentes na XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, evento promovido pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM). Realizada desde 1998, a Marcha é a grande referência do municipalismo no Brasil. O encontro contará com a presença de milhares de prefeitos e gestores municipais na capital federal, de 27 a 30 de março.
Luciano Stutz, presidente da Abrintel e porta-voz do Movimento ANTENE-SE, representará as duas entidades. A Marcha traz uma oportunidade-chave para apresentar a gestores municipais a necessidade de atualizar leis sobre antenas de telecomunicações nas cidades brasileiras. A modernização dessas normas é necessária para ampliar o acesso de toda a população à conectividade e para expandir a implantação do 5G.
“O poder público municipal tem papel fundamental para o avanço da implementação das infraestruturas de telecomunicações no Brasil”, afirma Stutz. “As principais dificuldades enfrentadas hoje para a ampliação do acesso à conectividade são leis defasadas, com parâmetros urbanísticos ultrapassados, que acabam gerando entraves para a instalação de equipamentos de transmissão”, comenta ele, destacando a importância da participação no evento. “O tema de atualização de leis de infraestrutura de telecomunicações ainda costuma levantar dúvidas, e queremos levar esse conhecimento a gestores municipais de todo o país”, diz ainda Stutz.
A apresentação da Abrintel e do Movimento ANTENE-SE será realizada em 28 de março, com a participação do Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, para reforçar a importância do avanço de municípios conectados, com leis atualizadas e mais infraestrutura para telecomunicações.
LEIS DE ANTENAS ATUALIZADAS
Mais de 500 prefeituras foram contatadas pelo Movimento ANTENE-SE para tratar da regulamentação da infraestrutura de telecomunicações nas cidades. Até o momento, 292 municípios, que reúnem mais de 37% da população brasileira, atualizaram suas leis (incluindo 20 capitais e o DF), o que abre caminho para a ampliação de conexões de dispositivos inteligentes.
Sobre a Abrintel
A Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações (Abrintel) é uma entidade formada em maio de 2013 pelas principais empresas detentoras de infraestrutura (para a instalação de antenas) e voltada ao mercado de telecomunicações, a fim de viabilizar a expansão de tais serviços. Atualmente, as empresas associadas à Abrintel representam cerca de 70% do mercado de torres de telecomunicações, tendo investido, nos últimos anos, mais de R$ 15 bilhões no desenvolvimento do setor. Ciente dos desafios de um setor em contínuo crescimento, a Abrintel se propõe a colaborar com a administração pública, como entidade técnica e consultiva, na análise e na implementação conjunta de soluções que ajudem a dar melhores respostas às necessidades de infraestrutura no âmbito das telecomunicações. Acesse o site aqui.
Sobre o Movimento ANTENE-SE
O Movimento ANTENE-SE foi criado em 2021 por entidades de diversos setores para incentivar a atualização das leis de antenas das cidades brasileiras, demonstrando que a melhora na conectividade decorrente do avanço nas regulamentações de infraestruturas de telecomunicações não apenas prepara o país para o 5G, mas também contribui para o desenvolvimento econômico e para a redução da desigualdade social.
O Movimento é composto por uma coalizão de oito entidades, que representam diversos setores da economia:
▪ Abrintel (Associação Brasileira de Infraestrutura para Telecomunicações);
▪ ABO2O (Associação Brasileira Online to Offline);
▪ Abinc (Associação Brasileira de Internet das Coisas);
▪ Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica);
▪ Brasscom (Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação — TIC – e de Tecnologias Digitais);
▪ CNI (Confederação Nacional da Indústria)
▪ Feninfra (Federação Nacional de Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Redes de Telecomunicações e de Informática).
▪ TelComp (Associação Brasileira das Prestadoras de Serviços de Telecomunicações Competitivas)
A Carta Aberta do Movimento e novidades sobre o ANTENE-SE e o tema da conectividade estão no site e no perfil do Facebook.
Fleishman Hillardd