Ação Cidadania atrai mais de 3,6 mil pessoas e faz mais de 5,1 mil atendimentos em Porto Murtinho

Ação Cidadania atrai mais de 3,6 mil pessoas e faz mais de 5,1 mil atendimentos em Porto Murtinho

21 de maio de 2023 Off Por Ray Santos
Compartilhar

Realizado neste sábado (20/05) em Porto Murtinho pelo Sistema Fiems, por meio do Sesi, em parceria com a TV Morena, o Ação Cidadania atraiu 3.664 pessoas e realizou 5.106 atendimentos nas áreas de saúde, educação, cidadania e lazer. O evento, que começou às 8 horas e terminou às 15 horas na praça de eventos da cidade, ofereceu serviços gratuitos como emissão de RG e CPF, orientação jurídica, balcão de emprego, vacinação, atendimento médico e odontológico, esmaltação de unhas e workshops de costura criativa, entre outros.

Segundo o presidente da Fiems, Sérgio Longen, a importância dos parceiros é fundamental para a realização do evento. “Esse é o décimo ano de realização do Ação Cidadania e é uma satisfação muito grande ver as pessoas, crianças, idosos e a população em geral recebendo diversos serviços gratuitos. Quando reunimos os parceiros num único dia para oferecer diversos atendimentos diferentes para a população, você vê o resultado e a satisfação das pessoas que estão recebendo esses atendimentos”, afirmou.

Na avaliação do gerente de programação da TV Morena, Kaká Neves, o Ação Cidadania transmite o compromisso de responsabilidade social. “Essa parceria com a Fiems tem importância. Quem ganha com esse trabalho é a população, com serviços gratuitos de qualidade, que vão fazer diferenças nas vidas dessas pessoas”, disse.

O prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra, agradeceu o apoio da Fiems e da TV Morena para a realização do evento no município. “Nossa cidade é o portal da Rota Bioceânica e sabemos que terá grandes investimentos. Nada mais justo do que ser escolhida para receber o primeiro Ação Cidadania de 2023, já trazendo serviços e atendimentos que vão melhorar a vida da nossa população”, declarou.

Também presente ao evento, o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jaime Verruck, destacou a tradição do Ação Cidadania em levar serviços gratuitos para a população de Mato Grosso do Sul. “A população de Porto Murtinho é carente na questão de documentação e qualificação profissional. Então o Ação Cidadania traz isso e ajuda com que essa população se aproprie do crescimento causado na região pela Rota Bioceânica. O evento vem para preparar jovens, homens e mulheres, para esse novo momento da cidade, com documentação, com qualificação”, comentou

Já o deputado estadual Paulo Corrêa reforçou a importância do Ação Cidadania para a população de Porto Murtinho. “É uma renovação de mentalidade, uma forma diferente de agir, trazendo o empresariado, o poder público para atender as pessoas. Sérgio Longen atendeu nossa solicitação de realizar esse evento aqui em Porto Murtinho, que é a porta de entrada de Mato Grosso do Sul e do Brasil na Rota Bioceânica”, salientou.

População madrugou na fila para garantir atendimentos

Nas primeiras horas da manhã, já era possível ver se formar uma fila de pessoas ansiosas pela abertura dos portões do Ação Cidadania. O eletricista aposentado Emílio Novaes foi o primeiro a chegar no evento, às 4h30, para emissão de segunda via de RG. “Nós precisamos muito desse tipo de serviço. Estava muito difícil e eu pensava que nem ia chegar em Porto Murtinho, mas chegou e eu não poderia perder a oportunidade, então vale todo o esforço de acordar cedo”, disse.

Solange Sanches também acordou cedo em busca da segunda de RG para seu pai, Benedito Sanches, e às 6h30 também já estava na fila de entrada. “Eu estou achando muito bom ter um evento como esse, com toda essa estrutura e vários atendimentos para a população. Organização está de parabéns”, ressaltou.

Maria Cristiane do Nascimento se deslocou 50 quilômetros para receber os atendimentos do Ação Cidadania e levou toda a família. “Vim fazer teste rápido de covid-19, atendimento odontológico e meus irmãos vieram cortar o cabelo. Para a gente que mora na área rural, esses eventos são bons porque reúnem vários serviços num único lugar e dia, então dá para aproveitar tudo. Está tudo muito lindo e muito bom, ainda mais com banda, que eu adoro. É um dia de lazer que ainda dá para cuidar da saúde”, reforçou.


Compartilhar